domingo, 20 de junho de 2010

O Caldeirão Sagrado.

Hoje celebra-se a deusa celta Cerridwen, também conhecida como Grande Mãe ou Senhora. Ela é a detentora do caldeirão sagrado dos mistérios da vida e da morte.

Está associada à Lua e às suas fases pois naquele tempo acreditava-se que a energia que movia a Terra vinha da Lua e exercia influência na agricultura, nas colheitas, na gestação, na fertilidade feminina e até no poder de criação da vida.

Do interior do seu caldeirão emanam poções com as quais esta deusa comanda a sicronicidade de todo o universo e nele também intervém para ajudar seus seguidores.

É chamada ainda de Deusa Tríplice por simbolizar os três ciclos da vida: a donzela, a mãe e a anciâ. E quando seu aspecto é no corpo de anciã, representa o conhecimento de todos os mistérios que só a idade e a experiência podem proporcionar.

Conta a lenda que ela teve dois filhos. Uma menina linda e um menino muito feio. Para compensar a ausência de beleza do filho, Cerridwen quis lhe dar sabedoria. Preparou um caldeirão que precisou ser mexido durante pouco mais de um ano. Quando faltava pouco para ficar pronta a poção, as últimas gotas pularam nos dedos de Gwion, que era quem ficou encarregado de mexer o caldeirão. Instintivamente, Gwion levou os dedos queimados à boca e na mesma hora percebeu o erro que cometera.

Cerridwen ficou furiosa e saiu em seu encalço. Gwion fugiu e viveu uma caçada de gato e rato com a deusa até ser comido por ela. Nove meses depois Cerridwen deu à luz a um menino, o qual lançou ao mar num barquinho.

Um rico proprietário de terras salvou o bebê e lhe deu o nome de Taliesin que quer dizer semblante radiante. A criança reteve todo o seu conhecimento e sabedoria adquiridos pela poção. Quando cresceu, se tornou um talentoso e importante bardo.

Hoje é um dia para se pedir ao universo sabedoria para lidar com as dificuldades da vida e as limitações do nosso físico. É como se bebessemos da poção mágica de Cerridwen e dela obtivéssemos os segredos do universo. Alguns historiadores chegam a comparar o caldeirão desta deusa com o cálice do Santo Graal.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Quero esta porção mágica. Para ter sabedoria e lidar melhor com as dificuldades neste momento.
    Eu quero!!!!
    Onde vc estuda estas histórias maravilhosas?
    Bom domingo. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eliane... a história do mundo tem muitas estórias, lendas e principalmente mitos com seus arquétipos.

    Essa deusa Cerridwen era uma feiticeira que teria vivido no País de Gales, perto de Bala Lake. Não duvido que a imagem da bruxa com um caldeirão de poções mágicas tenha se originado a partir dela.

    Quando Gwion tomou a poção da sabedoria, imediatamente ficou sábio e logo soube que Cerridwen viria atrás dele. Ele então se transforma num rato para escapar da ira dela. Mas ela se metamorfoseia em gato para melhor achá-lo. Na fuga, Gwion se transforma num peixe imaginando que o gato não iria cair na água. Mas a deusa se transforma numa lontra. Ele vira um passarinho para ganhar as alturas e ela um falcão. Finalmente ele se transforma num grão de milho e ela numa galinha que o come. Se ele ficou sábio a partir da poção, o que dirá de quem a criou.

    No neopaganismo, Cerridwen é a deusa na religião da Wicca. Ela representa com seu caldeirão o princípio feminino. E o princípio que gera a vida é o mesmo que produz a morte, ou melhor, o renascimento. E deste princípio, ninguém escapa.

    Quanto a sua pergunta sobre as histórias, eu as pesquiso em livros, internet e os coloco num “caldeirão” (ás vezes com uma pitada de interpretação própria), e a poção que resulta disso vai pro blog. :)

    Beijos e um bom domingo!!!!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana