segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dia da Caridade.

Hoje é dia internacional da Caridade. Do latim Cáritas, é uma das três virtudes teologais. As outras são Fé e Esperança.

É um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda ao próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa. É bondade, benevolência, compaixão. E muitas vezes significa o próprio ato de dar uma esmola para alguém necessitado.

Na religião cristã, a caridade consiste na realização do preceito “ama o próximo como a ti mesmo”. São Paulo, de todas as virtudes, insistiu mais na caridade. Para ele, é a caridade que mantém unidos os membros da comunidade cristã e a faz ser o próprio “Corpo de Cristo”.

Para os espíritas, com o egoísmo, os homens estão em luta perpétua. Ao passo que com a caridade, estarão em paz. Segundo as palavras do Cristo, só a caridade pode garantir a felicidade futura dos homens pois encerra implicitamente todas as virtudes que podem levá-los à perfeição. É por isso que o Espiritismo cristão tem como máxima Fora da Caridade não há salvação.

Um exemplo de caridade no século XX foi personificado por Madre Teresa de Calcutá. Em meados da década de 50, ela foi autorizada pelo Papa Pio XII a iniciar uma ordem religiosa com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres. Começou com apenas 12 membros e hoje possui cerca de 4.500 espalhados por 133 países. A ordem se chama Missionárias da Caridade. Para Madre Teresa, a raiz de todos os males era o egoísmo.

Caridade também era o nome de uma das três irmãs, filhas de Santa Sophia, que no século II foram martirizadas durante a perseguição do Imperador Romano Adriano e seu prefeito Antíoco. As outras irmãs chamavam-se Fé e Esperança. O motivo do martírio: elas pregavam por toda a cidade de Roma e arredores a mensagem do Cristo crucificado.

A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. E o sentido da palavra caridade, segundo o Livro dos Espíritos, é benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias e perdão das ofensas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Caridade , Fé e Esperança, preciso das três juntinhas comigo.
    Conheço pessoas de extremo egoísmo. Em família e fora dela. Umas assumem, outras se dizem espíritas. Concordo que é uma luta eterna.
    Será que pau que nasce torto não endireita?
    Continuo apostando em pessoas. Na maioria.
    Um bom dia Cecile, meu beijo e sempre o agradecimento pelo apoio. Vc reúne a caridade, a fé e a esperança. Abençoad. beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Eliane.
    É verdade, muita gente fala uma coisa e faz outra.
    Serã que não endireita? No espiritismo diz que sim. Pode levar um tempo, mas chega lá.
    É o caminho, ou melhor objetivo de todos nós chegar à perfeição. Pode não parecer ser o objetivo na vida encarnada, mas para quem acredita em outras vidas assim o é para o espírito que de vida em vida encarnada vai se melhorando. Ele nunca regride, mas pode estacionar.
    E diz-se que até no último minuto da vida a pessoa pode ter aquele estalo que muda tudo. E aí você ganha a aposta. :)

    Eliane, obrigada pelas suas palavras e por estar aqui apesar de tudo.
    Mas faço pouco, gostaria de poder fazer mais.
    Te mando um e-mail.
    Um grande beijo em ti e boa segunda feira.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida,realmente minha miguinha/Par rs,sr,rs,sr,sr acertou, AMEIIIIIIIIIIIIIIII seu post de hoje, maravilhosoooooooooooooooo!
    Fé, Esperança e Caridade não podem faltar em nossas vidas jamais.
    Madre Teresa é minha ídala, me emociono só de escrever o nome dela, que coração majestoso e abençoado, santinha mesmo!
    O egoísmo de certas pessoas me choca e me dá mta pena delas pq não enxergam o que as espera pela frente, coitados, triste fim terão pq tudo que plantamos um dia colheremos e certamente a colheita deles será mto dolorosa!
    Somos guerreiras, cheias de FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE no coração, somos muito felizes graças ao Senhor, amo vcs duas, semana muito feliz e de coração aberto para ajudar a todos que precisarem , beijinsssssssss abençoados.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana