domingo, 11 de julho de 2010

O Olho de Hórus.

Hórus foi o último da série de soberanos divinos do Egito. Era filho de Ísis, deusa do Amor, e de Osíris, deus da Vegetação e da Vida no Além. Tinha o corpo de um homem e a cabeça de um falcão, animal sagrado para os egípcios.

É chamado de Deus dos Céus, mas também tornou-se conhecido e reverenciado como o próprio sol. Representa a segunda pessoa da “trindade” egípcia composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho, e Ísis, a mãe.

Conta a mitologia que Osíris foi morto pelo seu irmão Seth, o deus da traição, da violência e da inveja para lhe usurpar o trono. Hórus para vingar a morte do pai e reclamar a herança à qual tinha direito, lutou com o tio durante toda a vida.

Depois de 80 anos, Hórus finalmente derrotou Seth e foi coroado governante supremo do Egito. Mas na luta Hórus foi atingido no olho.

Para recuperar a visão, sua mãe invocou a ajuda de Thoth, deus do Conhecimento e da Sabedoria pois este havia se tornado mestre em encantamento, tendo aprendido a curar todos os tipos de ferida.

Thoth então substituiu o olho de Hórus por um amuleto de serpente e devolve-lhe a visão com saliva divina.

Desde então, os médicos egípcios passaram a usar o símbolo que significa saúde e felicidade.

Mas o Olho de Hórus, como foi chamado, também se tornou um símbolo de poder que afasta o mau olhado. Simboliza a implacável acuidade do olhar justiceiro ao qual nada escapa, da vida íntima ou da vida pública.

Em suas mãos o Deus dos Céus carrega as chaves da vida, da morte e da fertilidade.

O olho ferido, o esquerdo, simboliza a Lua e o outro, o direito, o Sol.

O embate de Hórus com Seth ilustra bem a luta da Luz contra as Trevas e a necessidade da vigilância de ter o olho aberto na busca da eternidade mesmo que seja mediante as emboscadas dos inimigos e através dos erros.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Maria,
    meu pai me deu uma vez um pingente de olho de hórus. Disse que era para nos proteger da inveja e do mau olhado.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cecile. Ou melhor ótima tarde.
    Esta história me arrepiou um pouco. Mas sempre gosto de ler este Blog. Me ensina os mistérios da vida e da história.
    Espanha ou Holanda?
    Desculpe, mas tenho amigos holandeses. Beijokinhas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Hely, Eliane!

    Como Hórus teria derrotado o deus da inveja, Seth, o seu símbolo nos protegeria das pessoas que tenham esse sentimento para conosco.

    E por ele, Hórus, ter um olho que representa o Sol, outro que representa a Lua mostra que em nenhum momento nenhuma criatura da terra ficaria sem a sua vigilância.

    Durante o dia, atráves da luz solar, ele veria nossas ações, com o olho direito, o bom. E à noite, ele veria nosso interior, nosso psiquismo, com o olho lunar.

    Talvez por isso algumas pessoas dão um sentido negativo ao deus Hórus, pois ele tem o olho que a tudo vê, nada escapa... e ter a sensação de que alguém nos vigia é muito ruim.

    Eliane, sinto pelos seu amigos. :(

    Um beijo em todos e boa segunda feira.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana