terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Madona Negra.

Hoje tem início as procissões da Madona Negra na Suíça e em alguns lugares na Europa.

Madona Negra é uma estátua ou pintura da Virgem Maria com feições européias mas de mãos e rosto de cor escura.

São aproximadamente 450 imagens de Virgens Negras espalhadas pelo continente europeu, conservadas em igrejas, e algumas em museus. Também há imagens dela na África e nas Américas.

O culto da Virgem Negra ressurgiu no século XII com as Cruzadas. Nas expedições que empreenderam na Ásia e no Egito, esses cavaleiros trouxeram inúmeras estatuetas recolhidas em grutas, nascentes, por exemplo. Eles as cristianizavam colocando o manto e a coroa de Nossa Senhora.

As Madonas Negras passaram a representar a justiça social. Eram as consoladoras dos aflitos e dos excluídos. Mas diz-se que essas Madonas Negras eram um disfarce sob o qual as antigas deusas pagãs continuavam usando seus atributos de Mães Divinas e seus símbolos sagrados.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, tem a pela escura também. É uma imagem de terracota, que seria de coloração clara mas que teria ficado escura por causa do tempo que passou no fundo do rio, coberta de lodo.

Essa imagem foi encontrada em 1717 no rio Paraíba, em São Paulo. Conta a lenda que essa estatua pequenina tornou-se extremamente pesada impedindo que o pescador a levasse daquele lugar. Foi feito então uma guarita para ela. Nesse lugar, hoje, existe o Santuário que acolhe milhares de peregrinos de todo o Brasil e do exterior.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Boa noite Maria!
    Tinha um santo, acho que era São Bernardo, que era devoto de uma Virgem Negra. Você sabe qual era o nome dela?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hely,
    Era o santo católico, São Bernardo de Clairvaux (1090 – 1153). Conta a história que ele tinha uma imagem da Virgem Negra trazida pelos templários. Dessa imagem teria saído gotas de leite. Com isso, Bernardo transformou a pequena Ordem de Cireaux numa poderosa multinacional, com centenas de abadias e mosteiros espalhados por diversos países pela Europa.
    Mas não se tem registro do nome dela. Uma possibilidade é a terem associado à Sara, suposta filha de Maria Madalena e Jesus. Sara tinha a pele escura.
    A história é cheia de mistérios, já reparou.
    bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana