sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fides, Deusa da Palavra.

Hoje é dia de Festa para Fides, a Deusa Romana da Palavra e do Destino. Também considerada Deusa da Fé e da Lealdade.

Fides personificava a base da comunidade humana. Sem a sua influência, duas pessoas não podiam confiar o suficiente para cooperarem.

Era a guardiã da integridade e honestidade nos empreendimentos e transações entre indivíduos ou grupos.

Nesse dia, os sacerdotes mais importantes costumavam cobrir a mão direita com um pano branco e levar ao templo da Deusa oferendas numa carruagem coberta. O significado da carruagem coberta era a necessidade de zelar e proteger sua honra. Enquanto que a mão direita, a que zela o pacto, devia ser mantida pura e sagrada.

Para este Festival de Fides, fica o conselho para diluir do passado aquelas promessas que fizemos e não cumprimos. E como os deuses não esquecem jamais uma promessa, também devemos manter nossa palavra.

Uma dica é acender uma vela branca para Fides, e pedir perdão por promessas que por ventura, não foram compridas, e perseverança para cumprir as próximas.

A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Boa tarde Cecile!
    Promessas não cumprida ha!....isso dá um babado forte. O Brasil hoje deveria estar fervendo com tantas velas brancas para a Deusa Fides, não achas? Por hora, pesquisemos na mente se deixamos de cumprir alguma promessa e humildemente acendamos a nossa vela...
    Tenha uma linda sexta-feira, dia de muito afazeres. Ufa!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Vera!
    É verdade... nos últimos meses, quantas promessas.
    Mas cuidemos primeiro das nossas, não é mesmo.
    Fique com Deus, Vera. E um bom final de semana, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Elemental do RS, Bom Dia Cecile!!!!! Help !!!!!!
    Minha casa e vida esta uma bagunça ....li alguns comentários e creio q vc possa ajdár-me, pra vc ter uma idéia, tirei as portas do guarda-roupas para pintar e faz mais ou menos dois meses e não pintei e as roupas continuam no chão todas espalhadas ...... me separo do coitado do meu marido uma vez por semana ...vo e volto...... como disse antes , HELP !!!! pode dar umas dicas.... Desde de ja muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Elemental,
    Sugiro que você procure se concentrar em uma tarefa de cada vez. Quer pintar a porta do armário? se programe para isso. Trace uma meta para cada dia da semana. Antes de dormir mentalize o que deseja fazer no dia seguinte e quando acordar, se concentre na tarefa. Metas nos ajudam a não nos desviarmos de nossos objetivos.
    Mas se não conseguir... não se martirize. Tudo tem seu tempo e faz parte de um aprendizado. Acredito que quando você conseguir organizar o espaço físico à sua volta, também encontrará uma resposta para o seu dilema.
    Elemental, veja esse armário como seu próprio corpo. As roupas espalhadas são suas emoções desorganizadas. Arrume primeiro essas roupas no seu armário, e pinte depois a porta. É possível que isso reflita no seu interior.
    Uma boa semana pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana