quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sulis, e o banho quente.

Sulis é a Deusa da Cura dos Celtas. A deusa das águas termais e curativas. Seu antigo altar e fonte ficavam em Bath, na Inglaterra.

Essa cidade, Bath é descrita como “a que foi construída em local nobre e melhor de toda a Inglaterra.” Sua provável fundação ocorreu 863 anos antes de Cristo, a mando do rei Celta Bladud. Com a ocupação romana, depois de Cristo, as fontes termais ganharam visibilidade. Imensas piscinas públicas tornaram-se área de lazer e local de reuniões e negócios.

Como a cidade havia sido ocupada pelos romanos, era natural que seus deuses também a ocupassem. Minerva foi a deusa associada às águas curativas que teriam o poder de debelar doenças, assim como a Deusa Sulis à época Celta.

Sulis era uma deusa solar cuja representação era uma mulher madura vestindo um manto de pele de urso, com uma coruja a seus pés.

Em 1692 a Rainha Ane se interessou pelas Águas Sulis e a tornou um lugar da moda. Hoje, pode-se dizer que é uma cidade SPA, a única da Inglaterra a ter fontes naturais de águas termais minerais. A temperatura dessas águas é de 46ºC.

Se você não tem condições de ir até as Águas Sulis se beneficiar do seu poder curativo, a mentalize quando estiver tomando um banho bem quente. E se puder, use no banho 7 gotas de óleo de alguma essência que tenha mais a ver com o seu desejo. Veja algumas dicas:

Para relaxar: flor de laranjeiras.
Para repor as energias: alfazema.
Para energizar: eucalipto.
Para um sono tranquilo: melissa.
Para ação anti-inflamatória: hamamélis.


A imagem 1 veio daqui.

2 comentários:

  1. Sempre me surpreendo com estas belas histórias.
    Hummm águas termais...e curativas.
    Eu quero.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eliane, tenho certeza que você ia adorar. Pena que Bath, fica muito longe. :(
    Mas a gente pode tentar arrumar uma mais perto!
    Um beijo e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana