domingo, 21 de novembro de 2010

Cailleach, a Senhora da Noite.

Essa deusa era uma das mais antigas reverenciadas pelos celtas. Dizia-se que era a Senhora da Noite pois ela trazia o inverno e a geada. Seu aspecto também era um pouco sombrio.

Tanto que na Idade Média foi descrita como a Rainha Negra ou Velha Bruxa. Seu nome acabou sendo sinônimo de mulher velha.

Teve outros nomes conforme as épocas foram passando. Na Irlanda, por exemplo, chamavam-na de Caly Berry. Na Bretanha, de Black Annis. No País de Gales, de Digue.

Na Escócia, ela aparecia com um bastão negro capaz de separar as montanhas, mudar a paisagem, prever o crescimento das ervas e comandar o tempo.

Cailleach regia o Céu e a Terra, o Sol e a Lua, o Tempo e as Estações. Pela lenda, dizia-se que carregava no seu avental pedras que iam caindo por onde passava. As montanhas teriam sido criadas a partir dessas pedras de Cailleach. Acabou ganhando o nome de Mulher de Pedra.

Não existem registros sobre esta deusa. Apenas lendas antigas em lugares que acabaram levando seu nome. E por isso acredita-se até que sua devoção venha de um período pré-celta. Provavelmente de origem indiana tendo sido trazida pelos colonizadores das Ilhas Britânicas.

Mesmo sendo caracterizada como uma fada do mal, Cailleach traz o aspecto de anciã que lhe confere sabedoria.

Ela é guardiã do Portal que leva à parte escura do ano, o inverno. Uma Deusa da Transformação e guardiã da semente, que durante esta estação conserva dentro de si a força essencial da vida.

2 comentários:

  1. Helllo. Esta é poderosa...e perigosa. Porque é velha e sábia. Beijos queridoca.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Eliane!
    É verdade, poderosa e perigosa. Dizem que a imagem de bruxa como uma velha, uma mulher horripilante, até no dicionário existe uma descrição parecida com essa, rsrsrs, veio dessa deusa.
    As pessoas que fazem meditação ou encantamento com a energia dela procuram mentalizar o lado sábio, e os aspectos positivos ao invés de sua figura.
    Beijos de fim de domingo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana