sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pedra da Gávea e a Esfinge.

A pedra da Gávea é considerada um enigma. Seu formato lembra a famosa esfinge de Gizé, no Egito.

Conhecida também como a Esfinge Brasileira, sempre foi cenário perfeito para os místicos em busca de um lugar sagrado e de fonte de energias.

Mas passado também guarda algumas histórias a respeito desse deste lugar. Discute-se muito que antigos fenícios tenham transformado o lugar em um santuário. Há até uma lenda que diz que o túmulo de um imperador fenício, que morreu há quase três mil anos, está lá dentro.

Nesta pedra existe uma gruta que pode ter sido o lugar onde no passado se realizavam sacrifícios e rituais em nome de Deuses. E atrás da cabeça do imperador existem sete altares: pedras que parecem talhadas e dispostas em semi círculo, um provável lugar sagrado para os supostos antepassados.

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse com topo de granito de 842 metros acima do nível do mar. É o maior bloco de pedra a beira mar do Planeta.

Sua imponência desperta admiração e ao mesmo tempo mistério. Situa-se num dos extremos do parque da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Sua localização a torna muito exposta às ações do tempo sofrendo com processos erosivos. E também a Pedra da Gávea é um dos poucos lugares que encontramos a orquídea Laelia Lobata.

A imagem 1 veio daqui.

2 comentários:

  1. Incrivel como não conhecemos os detalhes e as estórias de monumentos, nomes de praças e ruas, grutas que vemos todos os dias,passamos todos os dias, admiramos todos os dias.
    Bjs e um bom dia fadinha.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Eliane!
    Deve haver muitas outras histórias que se perderam no tempo e a gente nem imagina, rsrsrs. Beijos e bom sábado.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana