quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Religião X Ciência.

Para iluminar seu caminho nas trevas, para adaptar-se à morte, esse animal tão bem adaptado à vida só tem duas luzes: uma se chama religião, a outra se chama ciência.” Essa frase é do astrônomo, já falecido, Carl Sagan.

Religião e Ciência, são dois pólos distintos: norte e sul. Duas forças opostas: positiva e negativa. No entanto, todas as duas provém de uma energia que compreende um mistério milenar: a criação do universo, da vida e do próprio homem.

Em ambas as posições, religião e ciência, não existem vestígios de uma origem primeira. Existem histórias e hipóteses, respectivamente.

O físico Charles Townes, que em 1964 recebeu o Nobel pela criação do raio laser, em entrevista a uma revista, garantiu que ciência e religião não são forças opostas. Para o físico, nenhuma religião que está ancorada no mundo ocidental pode se dar ao luxo de ignorar a ciência. Porém, a ciência também não pode se dar ao luxo de ignorar Deus. Na sua visão, a ciência quer saber o mecanismo de funcionamento do universo, enquanto a religião, seu significado. É como se a ciência mostrasse como funciona e a religião, como chegar lá.

A busca pela verdade está nas três principais fontes do saber: religião, ciência e filosofia. Estes são os recursos de que o homem dispõe para progredir no conhecimento da verdade. E este desejo do saber é inerente à natureza humana.

Quem nunca se perguntou de onde viemos ou para onde vamos?

No século XIX, por exemplo, Helena P. Blavatsky procurou esclarecer a doutrina teosófica num livro intitulado "A Chave para a Teosofia". Usando um diálogo de perguntas e respostas, o livro busca a verdade a respeito dos mistérios do homem, do ciclo da vida, da morte e seu propósito, da predestinação e do livre-arbítrio. Isto é feito com base num estudo de religiões comparadas, filosofia e ciência, mas com total liberdade de pensamento.

Talvez ainda não seja a hora de se saber a verdade. Mas é preciso continuar as buscas por essas respostas pois são elas que contribuem para o desenvolvimento do mundo e do ser humano em todos os sentidos.

Imagem: Lielzo Azambuja.

2 comentários:

  1. Bom dia. Hoje o mergulho foi fundo. Assunto difícil de ser explorado. Ciência e Religião são realmente duas forças, duas energias que vivem em choque. Mas só através delas, chegaremos a verdade de tudo.
    Adorei ver as imagens ilustradas pelo gênio e amigo Lielzo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!
    Esse é mesmo um tema difícil. Nunca tem fim. E quanto mais a gente estuda, busca, mais perguntas vão surgindo.
    Praia e água de côco! Nosso Éden atual, rsrs.
    Beijos e boa quinta!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana