segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 - Ano de Iansã.

Iansã é o Orixá que vai reger este ano de 2011. É o Orixá dos ventos e das Tempestades.

É a mais agitada dos Orixás femininas. Foi esposa de Ogum e depois de Xangô. Ela é irrequieta, autoritária mas sem perder a sensualidade. Tem um temperamento forte, dominador e impetuoso.

Com este Orixá na regência, o ano parece que vai ser bem agitado. Não só no campo social, mas também no amor.

Por ser um Orixá dinâmico, ele traz a expansão. E quem estiver alinhado com Iansã se favorece desse crescimento.

Para atrair a energia dela, use a cor laranja, coral ou rosa. Cobre é um metal que tem a ver com Iansã.

No sincretismo religioso, é Santa Bárbara.

Sua saudação é Epa Hey!

A imagem veio daqui.

3 comentários:

  1. Cecile já havia lido e até postado sobre isto. Mas outro dia, em uma entrevista de radio, ouvi o Jair de Ogum falar sobre uma conjunção de mulheres governando. Fiquei na dúvida. Mas torço por Iançã.
    Será porque? KSKSKSKSK

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Cara Cecile, tire-me uma dúvida?
    Hoje ao ler essa postagem sua, acabei perguntando a um rapaz que trabalha a cultura negra aqui no município, e ele me disse que esse ano era ano de OGUM, por ser um ano par na sua soma: 2+0+1+1=4, que corresponde a amor. Mas o que vc me diz disso cara Cecile?
    Abraços,
    Ingrid Fabiana!

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane e Ingrid!

    Eliane, é verdade, também li sobre essa regência feminina. Em uma das previsões, li sobre 4 orixás juntas: são elas Oxum, Iansã, Iemanjá e Nanã. Mas também li sobre o orixá Obaluaê reger 2011 junto com Oxum e Iansã. É uma confusão, rsrsrs.

    Ingrid, as previsões podem variar muito de um babalorixá para outro, de um pai de santo, mãe de santo... Talvez nem todos levem em consideração a numerologia dos orixás. Mas em todas as pesquisas que fiz, Iansã é a que se sobressai entre os outros orixás que irão reger o ano junto com ela. E como havia uma certa discordância entre os outros orixás, acabei optando por falar só de Iansã. Não posso nem lhe falar com propriedade sobre este assunto, mas apenas em cima do que já li ou pesquisei a respeito. Sendo que concordo que há mais mistérios que nem posso imaginar. É possível que Ogum também seja regente de 2011. Ogum é o orixá da guerra (pode ser uma guerra interna ou externa). É o orixá das situações de conflito, batalhas complicadas na vida humana. No sincretismo, é São Jorge. Talvez ele venha em 2011 fazer “par” com Iansã.

    Iansã é a da força e dos ventos. Da tempestade. É a que impulsiona tudo que está parado. (- Isso é bom, não é Eliane. Eu também gostei de Iansã.)

    Oxum é o orixá do amor, da feminilidade e protetora das mulheres. É Nossa Senhora, Maria. Com ela há bondade, sensibilidade. No entanto, poderá no decorrer do ano ser “atropelada” pela força intempestiva de Iansã. Elas são como duas rivais. Por isso, algumas previsões pedem cautela.

    Nanã é o orixá da essência humana, da vida e da morte na pessoa. É o princípio vida, da formação das questões humanas. No sincretismo é Nossa Senhora de Santana.

    Iemanjá é o orixá da maternidade, da pesca, do amor, da família... Protege contra confusões e ajuda a progredir na vida.

    Obaluaê é o senhor das doenças e das curas. Rege a saúde.

    Bem, com tantos orixás regendo 2011, vamos procurar aproveitar a energia deles!

    Espero ter ajudado um pouquinho na dúvida de vocês.

    Um beijo e uma boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana