sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Tomás de Aquino.

Hoje é dia de São Tomás de Aquino. Santo da Igreja Católica, foi filósofo e teólogo italiano nascido em 1225. Estudou na Universidade de Napóles, ingressou na ordem dos dominicanos e chegou a ser professor de teologia em Paris.

Mas o seu maior mérito foi a síntese que fez do Cristianismo com uma visão filosófica para a teologia e retificando o aristotelismo. Deixou duas Summas: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles.

Tomás de Aquino sustenou que a filosofia não podia ser substituída pela teologia e que ambas não estava em oposição uma da outra. Afirmou ainda que não podia haver contradição entre fé e razão. Foi a partir de Aquino que a a Igreja que conhecemos hoje tem uma teologia fundada na revelação e uma filosofia baseada no exercício da razão humana que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão.

O teólogo também explicou que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom por participar do ser de Deus. O mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem.

Confira algumas frases de Aquino:
“Toma cuidado com o homem de um só livro” .

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” .

“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir”.

“A beleza das ações humanas depende de sua conformidade com a ordem da inteligência, como ensinou Túlio: É belo tudo quanto diz bem da excelência do homem no aspecto em que ele difere dos outros seres” .

“O fim último do universo é o bem do entendimento, que é a verdade” .

Morreu em 1274 a caminho do Segundo Concílio de Lyon, para o qual tinha sido convocado. Foi canonizado em 1323 e proclamado doutor da Igreja em 1567.

Um comentário:

As 3+ visitadas da última semana