terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Thot e a Magia do Conhecimento.

Thot é o Deus da Magia e da Escrita. Mas antes disso, é o Deus do Tempo, do decurso do tempo que leva de uma vida à outra. Ou, do tempo que leva da vida terrena ao limiar de uma esfera astral. É o guardião desse limite.

Isso quer dizer no mito de Thot, que não há julgamento dos Mortos que aconteça sem a sua presença.

A cabeça de Thot quase sempre é retratada com a cabeça de uma Íbis.

É precursor do Deus grego Cronos, e do romano Saturno.

É também considerado um Deus de Sabedoria. Mas não a sabedoria que registra todos os fatos. É a sabedoria da magia da vida que compreende tanto o bem quanto o mal. Segundo os ocultistas, Thot é quem determina quem fica preso às amarras de uma Magia feita sem o discernimento necessário.

É ele quem sabe o tempo certo de tudo que deve acontecer. Ele diz: "Quem não tem tempo, não merece tê-lo!" Só pode aprender quem se dedica ao estudo.

Thot nos leva ao escuro para que possamos valorizar a claridade. Pois o que seria da luz se não houvesse as trevas? Que seria do tempo se ele não tivesse uma duração? O que seria da sabedoria sem um conhecimento?

É o que se chama de polaridade no aprendizado. Para Thot, aí estava o verdadeiro caminho para se obter o desenvolvimento da cada mortal.

2 comentários:

  1. Bom Dia cecile!
    Thot, o Deus do Tempo.Como eu gostaria de voltar no tempo.....Quanta coisa eu faria diferente. Acho que Deus deveria nos dar um segunda chance,consciente, para reformarmos atitudes...Compreendermos mais os fatos.... Trilhar novos rumos.... Escolher o melhor para a família...
    Oh! Como seria bom...
    Fiquei nostálgica e viajei....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Vera!
    Seria tão mais fácil irmos para uma prova já sabendo o gabarito, rsrs. Mas não é assim que a vida funciona, não é verdade.
    mas não se arrependa, não se sinta sem "segundas chances". Deus está sempre nos dando novas oportunidades.
    Um beijo para ti e boa quarta!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana