quinta-feira, 10 de março de 2011

Al-Lat, Senhora da Terra.

Hoje é dia da deusa Árabe Al-Lat, representando a criação e a Terra.

Antigamente, ela era reverenciada em Mecca sob a forma de um grande bloco de granito. Rituais eram feitos com mulheres dançando ao seu redor e invocando a “Senhora”. Pediam-lhe proteção e abundância e faziam juramentos pois assim como a Terra, a deusa era eterna e indestrutível. Dizia-se: “Eu juro pelo sal, pelo fogo e por Al-Lat, que a é a maior de todos”.

Al-Lat faz parte de uma tríade de deusas do deserto. As outras são Al Uzza e Menat. Al-Lat representava a terra, a frutuificação. Al Uzza, era a deusa virgem das estrelas matutinas e Menat, a força do destino, a anciã do tempo e da morte.

Maomé aboliu o culto a esta deusa e a transformou no deus Allah.

Em uma outra versão, ela é mencionada como uma das três filhas de Allah junto com Manar e Al-Uzza.

2 comentários:

  1. Bom Dia Cecile!
    Na novela O Clone,em reprise, o tio Ali e outros personagens citam muito Allah, e seus ensinamento no Alcorão. Rezam muitas vezes durante o dia e voltados para Mecca. Nunca imaginei que Maomé "teria transformado" uma deusa em um deus.
    Gosto de rever a novela para rever seus costumes e seu modo de ver e analisar os fatos.
    Bjs hoje o dia está emburrado vai chover, ontemo calor foi de desfalecer.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Vera!
    Antigamente, a terra e tudo que dela vinha, passou a ser sagrado para os povos. Cada um a seu modo, personificou-a e contou uma história para reverenciá-la. Vamos acabar encontrando uma Deusa Mãe, uma Mãe Terra, Deusa Terra.... seja que nome tiver, em todas as culturas.
    É o princípio feminino da vida, :)
    Bjs... de chuva e sol!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana