quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de São Patrício.

São Patrício viveu entre os anos 386 e 493. Foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda.

Aos 16 anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda. Seis anos mais tarde conseguiu escapar e retornar para a casa de sua família. A partir daí começou sua iniciação religiosa. Depois resolveu voltar à ilha a fim de pregar o Evangelho. Chegou a converter muitas pessoas.

Seu método de ensinar o que significava a Santíssima Trindade contava com a ajuda de um trevo de três folhas. Queria dizer com isso que assim como o trevo tem três folhas e é um, a Santíssima Trindade também o é.

Foi São Patrício quem incentivou o sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje. Antes, a confissão era realizada de forma comunitária. Um século depois, essa prática se propagou para o restante da Europa.

Ele também era considerado um mago. Desde então, a magia celta misturou-se com a nova religião até porque ambas visavam o amor universal.

Há uma crença popular que atribui ao Santo o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda. Em algumas imagens, São Patrício é retratado esmagando com seu cajado esses animais.

A mensagem que São Patrício deixa é que “não importa a religião que você professe. O que importa é seguir o fundamento mais importante, o amor.”

5 comentários:

  1. Epelho Espelho meu slguém viu nosso poeta e seguidor?

    ResponderExcluir
  2. Eliane... bom te ver por aqui e ainda mais no dia de São Patrício. O Espelho Espelho... está há muito sem postar no blog dele, não é. Deve estar em férias :)
    Uma quinta iluminada pra ti e mts beijos!

    ResponderExcluir
  3. Querida Cecile!
    Que São Patrício nos proteja ....
    Que seu cajado vire um escudo contra a radiação e a fúria da natureza....
    Que os inocentes não tenham que pagar pelos culpados, ganânciosos e destruidores....
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. VIVA SÃO PATRÍCIO e que ele nos abençoe com mtaaaaaaaa SAÚDEEEEEEEEEEEEEEE!
    LIndo dia p este blog cheioooooooo de LUZZZZZ!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Há uma outra versão para as cobras na figura desse santo. Diz-se que na Irlanda nunca houve cobras e que esta menção se faz porque em algumas religiões pagãs, o símbolo da serpente era muito comum e nomalmente cultuado. E como São Patrício teria conseguido abolir os rituais pagãos, ou pelo menos convertido até chefes e governantes dos guerreiros em cristãos, pode-se dizer que ele acabou com as cobras. Daí quem sabe passaram a retratá-lo dessa forma.
    Ah, essas histórias!
    Beijos de bom dia para vocês!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana