domingo, 13 de março de 2011

Os Mistérios da Lua.

Desde o início dos tempos, o homem se faz perguntas a respeito desse satélite solitário que só aparece à noite, muda de forma e de cor. Um satélite intrigante que inspira medo e é venerado como uma deusa de múltiplos poderes.

Os poetas trataram de estabelecer uma relação íntima entre a lua e a mulher. Os raios lunares seriam uma fonte de beleza e energia. Mas esse astro também teria efeitos nocivos sobre o nosso comportamento. Segundo a lenda, quando a lua está cheia, alguns de nós se transformam em monstros aterrorizantes.

Todas essas histórias seriam lendas? Em todo caso, um fato foi cientificamente provado: a energia que ela emana afeta as marés e os bilhões de litros de água dos nossos oceanos.

A força lunar teria também o poder de influenciar a agricultura, desde que o calendário seja seguido durante o plantio e a colheita.

Segundo as regras da agricultura lunar, vegetais como rabanetes, cenouras e batatas devem ser semeados no período entre as luas cheia e minguante. As verduras e as vagens entre as luas nova e crescente.

Muitas mulheres do campo ainda estendem lençóis para que sequem nas noites de lua cheia quando eles ficam mais brancos. Segundo os cientistas, a oxidação das gotas de sereno é que descolorem a roupa. E a lua não teria nada a ver com isso...

Se a lua age sobre a crosta terrestre, marés e vegetação, será que atua também sobre os seres humanos?

Diferentes estudos foram realizados e os resultados são contraditórios. Os médicos e os pesquisadores ainda não concordam a esse respeito.

Pessoas de todo o mundo refletem na lua uma preocupação permanente com a beleza. Alguns profissionais afirmam que os benefícios são muitos.

Hoje em dia, na França, mais de cinquenta salões de estética abrem nas noites de lua cheia. Eles constataram que a lenda não é só uma superstição e que a lua exerce de fato uma influência sobre os cabelos, as unhas e a pele.

Alguns psiquiatras já observaram que a lua age sobre o nosso humor.

Um estudo americano constatou que, nas noites de lua cheia, o desejo e a atividade sexual dos casais são mais intensos. A lua teria esse poder?

Em todo caso, parece que ela aumenta a nossa sensibilidade.

Muitos são aqueles que reclamam de insônia durante os períodos de lua cheia.

Alguns cientistas encontraram uma explicação.

Poderia a lua nos desorientar a ponto de fazer perder a razão, e nos levar a cometer atos insensatos? E essa influência explicaria o fato de que, há séculos, a lenda do lobisomem assombra os campos de vários países?

Há alguns anos, nos Estados Unidos, testemunhas aterrorizadas disseram ter visto um lobisomem numa floresta de Massachussetts.

Se considerarmos os relatórios da segurança pública de Paris, durante as noites de lua cheia, obteremos resultados surpreendentes. Em mil novecentos e oitenta e quatro, os casos de atentado ao pudor e violência, aumentaram em cinquenta por cento.

Mas os peritos criminais rejeitam esses números, pois nenhum estudo foi feito durante vários anos.

Maléfica ou benéfica, a lua permanece sendo o astro celeste que mais fascina o ser humano. Em julho de mil novecentos sessenta e nove, ele pode se aproximar e tocar o solo daquele astro misterioso, que é idolatrado e temido há muitos séculos.

Mesmo assim, a poderosa rainha das noites claras ainda guarda muitos segredos.

Programa Mistério/TV Manchete

2 comentários:

  1. Boa tarde de domingo Cecile!
    Tenho lindas e tristes lembranças de noite de lua cheia...
    Acredito que a lua interfere no nosso organismo, como no crescimento de cabelos, pelos e unhas. Também só colho material para exame de sangue ( do meu marcador) em lua minguante e nova os indicadores dão mais baixo. Meu onco ri de montão....Mas se isso te faz bem continue fazendo, é o que ele fala.
    Quanto mistério há numa noite de lua crescente, minguante ou cheia. A nova para mim passa batida, nem ponho reparo...
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera! Também acredito que ela nos influencie. Um astrônomo uma vez me confirmou isso.
    Interessante sua história. Vou começar a reparar também. Bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana