quarta-feira, 2 de março de 2011

Vovó de Março.

Hoje na Bulgária, é feriado pois é dia de Barba Marta, em português é Vovó de Março, uma das representações da Deusa anciã.

Nesse dia é realizada uma festa de boas-vindas à primavera. Essa comemoração existe há mais de mil anos. Crianças e adultos andam pelas ruas com pingentes, penduricalhos, objetos vermelhos, simbolizando o feminino, e brancos, simbolizando o masculino. As árvores são ornadas também com martenitsas, peças tipo pompom.

Marta vem de mart que significa março em búlgaro. E que vem de Marte, deus da guerra e da agricultura homenageado este mês pois em algumas culturas antigas, esse mês era tido como o primeiro do ano.

Barba Marta é uma figura do folclore búlgaro. É representada por uma senhora temperamental e por isso todos querem agradar-lhe para que leve o inverno embora e traga uma primavera com saúde, felicidade, prosperidade e fertilidade.

Acreditava-se que se as mulheres fossem trabalhar hoje, Vovó de Março ficava furiosa e destruía as colheitas. Então as mulheres ficavam orando e pedindo à Vovó benção para que as colheitas fossem fartas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Boa tarde Cecile!
    Interessante o folclore búlgaro, nunca havia ouvido falar.Pois é então vou seguir o conselho e não vou trabalhar muito hoje, afinal posso perder tudo o que fiz.... rsrsrsrsr. Brincadeira hoje vou bordar, mais que ontem e que anteontem, pois tive tardes turbulentas (médico,exames..)com outras coisas para providenciar.
    Bjs
    b

    ResponderExcluir
  2. Vera, boa noite!
    Bordado!!! Com certeza Vovó de Março vai gostar. :)

    A Bulgária é rodeada pela Romênia, Grécia, Turquia, Macedônia, Sérvia e Mar Negro. A maioria da população, mais de 80%, segue o cristianismo. Mas quase 5% são de ciganos. Sua capital chama-se Sofia.

    Um beijo para ti e que essa turbulência passe rápido.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana