segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coroa de Louro.

Em Roma, hoje, colocava-se uma coroa de Louro ou de Murta na cabeça das crianças e pedia-se a benção da deusa Diana contra o mau-olhado e as doenças.

As folhas de louro formando uma coroa, principalmente na Grécia Antiga, eram símbolo da vitória para atletas e heróis nacionais.

Segundo a mitologia, o deus Apolo teria se apaixonado pela ninfa Dafne mas não fôra correspondido. Dafne fugiu para as montanhas tentando escapar das investidas dele. Sem ter outra alternativa, pediu ao seu pai, o deus Peneio, proteção. A ninfa então é transformada num Loureiro. E foi assim que venceu Apolo. Por esta razão, os vencedores de qualquer competição eram coroados com folhas de louro.

A Murta também tinha também uma ligação com os deuses estando relacionada inclusive com rituais e cerimônias solenes. A Murta era consagrada a Afrodite, enquanto que na mitologia romana, à Vênus. As folhas de Murta também serviam para adornar noivas com grinaldas e a própria madeira era usada para incensar cerimônias religiosas na Grécia Antiga.


2 comentários:

  1. OLá!
    Usar os amuletos todos para evitar a inveja, pensar confiantemente e ter um ponto forte, que pode ser a oração,um santinho, uma medalha, no pescoçinho delas, pois pode ser que o anjo da guarda esteja cochilando e sem proteção não dá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Vera!
    É verdade, sabe que a folha de louro também é usada em simpatias para se invocar o anjo protetor!
    Beijos pra ti e boa semana.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana