quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quatro por Quatro.

O Quatro é um número terreno e também é símbolo da ordem e do poder, da nossa realidade terrena e do mundo invisível.

Com o 4 surge a noção de espaço. Enquanto o ponto representa o 1, uma reta unindo dois pontos representa o 2. Se acrescentamos mais duas retas, formamos um triângulo. E quatro triângulos juntos formam uma pirâmide configurando o espaço.

De acordo com a crença antiga, Deus criou 4 elementos com os quais teceu a criação. Isso quer dizer que tudo que existe nesse mundo é uma mistura de água, fogo, terra e ar.

Quatro foi o número dado à nossa ordem de tempo e espaço. Dividimos as estações do ano em 4; definimos as fases da vida também em 4: infância, juventude, maturidade e velhice; e o horizonte possui quatro pontos cardeais; são 4 os naipes das cartas de baralho; 4 Cavaleiros do Apocalipse... a lista é extensa.

Para C.G.Jung, essa quaternidade seria um arquétipo. Uma espécie de retícula do nosso intelecto, que escolhemos utilizar para estruturar a realidade.

O círculo representa o hemisfério divino e o 4, o terreno, que pode vir na forma de uma cruz, um quadrado ou um cubo. E o encontro do círculo com o 4 pode ser visto na cruz Celta, que divide o círculo em quatro segmentos simbolizando as quatro estações sagradas no ciclo anual do sol, nas quatro fases da Lua. Esse simbolismo é expresso nas construções sacras pois os homens tentavam reproduzir Céu e Terra nas suas edificações.

No Japão, o número 4 é considerado o número do azar pois o som dele é parecido com a palavra morte. É comum os japoneses evitarem o número 4 em seus celulares ou em placas de carro.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

Um comentário:

  1. Olá!
    Muito interessante o significado do quatro.Gosto dos números pares.
    bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana