sábado, 23 de abril de 2011

São Jorge e o Dragão.

Hoje é dia de São Jorge, um dos santos mais venerados no catolicismo.

De acordo com a história, ele teria nascido na Capadócia, região do centro da Anatólia, que atualmente faz parte da República da Turquia. Ainda criança mudou-se para Palestina. Adolescente entrou para o exército e logo se destacou sendo promovido a capitão do exército romano.

Mais tarde, devido à sua dedicação e habilidade, o imperador lhe conferiu o título de Conde da Capadócia. Depois que sua mãe faleceu, as riquezas que lhe couberam, Jorge as distribuiu entre os pobres. Mas sua provação estava por vir quando Diocleciano foi ao Senado para confirmar um decreto no qual planejava matar todos os cristãos. Nesse dia, Jorge que fazia parte da reunião foi contra e ainda afirmou que os romanos deveriam se converter ao cristianismo. Diante disso, o imperador tentou fazê-lo desistir de sua fé torturando-o de vários modos. Mas em vão. Jorge então foi degolado no dia 23 de abril de 303.

Mais tarde, o imperador cristão Constantino, mandou erguer um oratório aberto aos fiéis para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente. No século V já haviam cinco igrejas em Constantinopla dedicadas à São Jorge. Logo depois no Egito eram 4 igrejas e 40 conventos dedicados ao mártir.

Mas uma das figuras que mais representa São Jorge é aquela em que ele está em luta com um dragão. Essa figura diz respeito a uma lenda na qual o soldado Jorge vai salvar a filha de um rei predestinada a ser morta por um dragão. Com um só golpe, ele atinge a boca do dragão matando-o.

No sincretismo, São Jorge é Ogum, o orixá da guerra, do ferro e das lutas.

Aproveite que hoje é dia de homenagem a um guerreiro para mentalizar um pedido de proteção. Seja para sua casa, seu carro ou seu trabalho. E se puder acenda uma vela vermelha ou laranja quando fizer o pedido.

2 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia a história de São Jorge....
    Que ele nos proteja.
    Tenha uma Santa e Feliz Páscoa, com muitos ovinhos de chocolate também.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    Obrigada e boa Páscoa pra vc tb!
    Segue uma oração de São Jorge:

    Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

    Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

    Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

    Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

    São Jorge Rogai por Nós

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana