quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nossa Senhora de Caravaggio.

A história de Nossa Senhora de Caravaggio é uma história de fé. A aparição de Maria, mãe de Jesus, teria acontecido no município de Caravaggio, na Itália. Encontrava-se nos limites entre os estados de Milão e de Veneza. O ano era 1432. E a época, marcada por divisões políticas e religiosas. Pouco antes dessa aparição, havia ocorrido uma batalha entre Milão e Veneza.

Nossa Senhora teria aparecido à uma camponesa chamada Joaneta, no momento em que esta estava colhendo pasto distante 2km de Caravaggio. Orando e chorando, ela viu uma senhora que mais parecia uma rainha mas que se mostrava extremamente bondosa. Pedia-lhe para que não tivesse medo e que se ajoelhasse para receber a mensagem que lhe daria. Se anunciando como “Nossa Senhora”, disse que tinha conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e vindo anunciar a paz. E pede que o povo volte a fazer penitência, jejum nas sextas-feiras, ore aos sábados à tarde e construa uma capela em seu nome.

No lugar dessa aparição brotou uma fonte abundante de água límpida, que existe até hoje. Muitos doentes se recuperam bebendo dessa água.

Joaneta, que na época tinha 32 anos e era tida como piedosa e sofredora pois seu marido tinha o hábito de lhe bater, levou ao povo e aos governante o recado da Virgem. Em suas visitas levava ânforas de água da fonte sagrada que sempre resultavam em curas milagrosas provando assim a veracidade da aparição que presenciara. Logo aconteceu a paz tão esperada na pátria e na própria Igreja. Até mesmo o marido de Joaneta melhorou com ela. Não se tem registros sobre o que aconteceu à Joaneta a partir daí.

No mesmo ano da aparição, o vigário do bispado próximo, colocou no local a primeira pedra para construir uma capela. Ao lado da capela foi construído um hospital para atender aos doentes que recorriam à ela. No século seguinte a capela foi destruída para se construir o atual templo. Esse santuário, que inicialmente tinha a função de hospedar os peregrinos e doentes, também se transformou num centro de aconselhamento matrimonial e familiar e um centro de espiritualidade. Passou por algumas reformas até chegar à construção de hoje.

O maior santuário brasileiro de Nossa Senhora de Caravaggio está na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Foram os imigrantes italianos que trouxeram para o Brasil essa devoção. Começou quando os italianos, já em terras brasileiras, sentiram falta de um lugar para a orientação espiritual. Até que um padre, também italiano, começou a fazer atendimento na casa das pessoas. E a primeira missa aconteceu em 1878. Mas logo viram a necessidade de construir uma capela. E assim o fizeram no local do primeiro atendimento. Ainda não sabiam que santo acolher, até que o italiano Natal Faoro ofereceu um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que trouxera da Itália. O quadro ficou no altar e a capela inaugurada em 1879.
Essa capela passou por diversas reformas até ser erguido o templo atual, em 1963. Ela possui uma das romarias mais tradicionais do Brasil. O mês de maio é tomado por romarias em Farroupilha. No primeiro final de semana é dos ciclistas. No segundo, a Cavalgada da Fé. E no terceiro, os motoqueiros. No último final de semana, é a romaria a pé. Reúne cerca de 250 mil pessoas todos os anos.

O tema deste ano é “Maria, ajuda-nos a cuidar da criação”. É um tema relacionado à preservação da natureza. O evento está em sintonia com a campanha da fraternidade de 2011 que é “Fraternidade e a vida no Planeta”.

Em 2008 foi erguido em Farroupilha um monumento com a estátua de Nossa Senhora com a camponesa. E em 2007, o cineasta Fábio Barreto fez um filme contando a história de Nossa Senhora de Caravaggio. No elenco estão Luciano Szafir, Cristiana Oliveira, Araci Esteves entre outros.

Um comentário:

  1. Oração à Nossa Senhora de Caravaggio:

    Ó Maria, Virgem Santa de Caravaggio,
    do presépio até a cruz cuidaste do teu Filho,
    e para Joaneta, foste consolação e fonte de paz.
    Mostra-nos o Salvador: fruto do teu ventre, e ensina-nos a acolher Jesus e seguir seu Evangelho.
    À tua proteção recorremos, ó cheia de graça, em nossas necessidades: livra-nos dos perigos; ajuda-nos a vencer as tentações; leva ao Senhor nossa prece e mostra que és nossa mãe, a mãe que ele nos deu.
    Roga por nós, Nossa Senhora de Caravaggio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
    Amém.

    (Pe. Leomar Brustolin)

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana