sábado, 11 de junho de 2011

A Caixa de Pandora.

Hoje celebrava-se Pandora, a deusa das Riquezas da Terra. Pandora é uma das manifestações da deusa Gaia, a Mãe Terra. É vista como a doadora, a “mãe que dá presentes a todos.”

Na mitologia grega, Pandora teria sido a primeira mulher criada por Zeus com a intenção de punir os homens. O Titã Prometeu havia roubado dos deuses o segredo do fogo para dá-lo aos homens. Então Hefesto, deus do fogo, e Atena, deusa da Guerra e da Sabedoria, foram incumbidos dessa tarefa. Todos os deuses os ajudaram a moldar Pandora. Cada um lhe deu uma qualidade. Pandora recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice... Mas não foram só qualidades positivas que Pandora recebeu. Hermes pôs em seu coração a traição e a mentira.

Epimeteu, irmão de Prometeu, ficou fascinado com Pandora. Mesmo tendo seu irmão recomendado que não aceitasse nenhum presente vindo dos deuses, Epimeteu a tomou como esposa. Mas avisou à mulher que não mexesse numa determinada caixa. Caixa esta que os deuses lhe haviam confiado e que continha todos os males do mundo. Pandora não resistiu à curiosidade e quando abriu a caixa, os males escaparam. Assustada, tentou fechá-la mas só conseguiu conservar o único bem, a esperança.

O nome Pandora pode significar Panta Dora, a que possui muitos dons. Ou a Pantôn Dora, a que é o dom de todos, no caso, dos deuses.

Hoje é um bom dia para mentalizar gratidão pelos presentes recebidos e principalmente pela sua própria vida. E se puder presenteie alguém hoje.

2 comentários:

  1. Bom dia Cecile!
    Neste fim de semeana quero agradecer, telefonar,mandar e-mail, a todos e todas que se preocuparam comigo..... Presentearei os auxiliares de enfermagem,enfermeiras, fisioterapeutas, serviço de nutrição,de psicologia que foram o máximo comigo no hospital.
    Os médicos e os anestesistas cobraram bem e então,só meu agradecimento verbal, na hora da consulta.
    Quero a minha caixa de pandora com dez cadeados.....
    Que este mês de junho passe rápido....
    Bjs com desejo de um lindo fim de semana. Saúde...

    ResponderExcluir
  2. Vera, boa noite!
    Faça isso, agradeça se puder à essas pessoas. É sempre bom a gente ter um retorno e tenho certeza de que elas vão gostar. Um beijo grande e bom domingo pra ti também!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana