quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Círio de Nazaré em Portugal.

O Círio de Nazaré é uma devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Acontece todo dia 8 de setembro em Portugal, na vila de Nazaré. No Brasil acontece no segundo domingo de outubro na cidade de Belém do Pará, desde o ano de 1793.

O termo Círio vem da palavra latina “Cereus”, que significa vela grande.

De acordo com a lenda, a imagem da virgem teve origem em Nazaré, na Galiléia e representa a Virgem sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original nos primeiros séculos do Cristianismo, veio de Nazaré, em Israel, passando pela Espanha até aparecer em 711 em Nazaré, em Portugal.

No século XII, tal imagem se tornou símbolo de fé do cavaleiro D. Fuas Roupinho, que mandou erigir uma capela. Roupinho fora salvo milagrosamente de um acidente fatal quando, montado a cavalo perseguia um cervo.

Em 1377, o rei D. Fernando fundou o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, para onde transferiu a imagem. Então, desde o dia 8 de setembro, que os portugueses se reúnem para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré. A principal romaria chama-se Círio da Prata Grande. Ela vem de Mafra e transporta uma imagem da Virgem em pé, e não sentada como na original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana