sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Cipriano de Cartago.

Hoje é dia de São Cipriano, bispo de Cartago. Além de santo e defensor da unidade cristã, foi também um grande orador.

Cipriano veio de uma família rica de Cartago, capital romana, à época no norte da África. Antes de se converter ao cristianismo, foi advogado e professor. Era muito conhecido pela sua eloquência em defender seus pontos de vista nos tribunais.

Convertido aos 35 anos de idade, tornou-se um especialista em textos bíblicos. E quando foi escolhido para bispo de sua cidade se empenhou na organização da Igreja na África. Contribuiu muito também para a criação de uma literatura latino-cristã. Deixou vários escritos, principalmente em cartas, documentando sua fé e devoção cristã. Se revelou um verdadeiro mestre da moral de Cristo.

Foi sagrado bispo num período difícil da igreja africana. Era época de perseguições aos cristãos. E uma terrível peste também assolou o norte da África também.

O bispo viveu durante alguns anos escondido para escapar da perseguição e continuar prestando serviços cristãos. Mas foi denunciado, preso, processado e depois morto no dia 14 de setembro. Sua festa é celebrada no dia 16 de setembro.

Seu nome verdadeira era Táscio Cecílio Cipriano e uma de suas máximas era: “Você não pode ter Deus para seu pai, se não tem a Igreja como sua mãe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana