quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Batalha da Ponte Mílvia.

A Batalha da Ponte Mílvia foi um episódio importante para o decorrer da história da Europa, e conseqüentemente, do Ocidente. Essa batalha, entre os imperadores romanos Constantino I e Maxênico, aconteceu numa ponte de pedra, ainda existente hoje, sobre o rio Tibre, na Via Flamínia, que continua até Roma.

Na noite do dia 27 de outubro de 312 d.C., quando os exércitos se preparavam para a batalha, o imperador romano Constantino I, o Grande, teria tido uma visão ao olhar para o sol que se punha. Ele vira as letras gregas XP entrelaçadas com uma cruz e enfeitando o sol, junto com a inscrição em latim da seguinte frase: “Sob este signo vencerás”. Embora Constantino fosse pagão, ele mandou colocar imediatamente o símbolo XP nos escudos dos seus soldados.

Em uma outra fonte, diz-se que ele teve um sonho para que fosse colocado “o sinal celeste nos escudos dos seus soldados”. Numa terceira fonte, a visão do símbolo e da frase teria acontecido dias antes da batalha. E no dia seguinte à visão, Constantino teria sonhado com o próprio Cristo lhe explicando que esta frase deveria ser usada contra seus inimigos.

No dia da batalha, os exércitos de Constantino I e do Imperador  Maxênico, confrontaram-se e Constantino saiu vitorioso. Constantino já era conhecido como um general habilidoso. Para vencer a batalha, ele começou a empurrar o exército de Maxênico de volta ao rio Tibre. Maxênico resolveu então recuar para fazer sua defesa mais próximo a Roma. Mas só havia uma saída, a ponte Mílvia. E esta, não aguentou a pressão e ruiu num determinado trecho, o que provocou a vitória de Constantino, cujo exército era bem menor que o seu adversário.

Constantino creditou a vitória na Ponte Mílvia à “Divindade” ou a “Uma Divindade”. E após se converter ao Cristianismo, ordenou o fim de todas as perseguições aos cristãos nos seus domínios. Por ser agora cristão, o Cristianismo, que já era muito difundido no império, ganhou outra dimensão em conversões e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana