domingo, 30 de outubro de 2011

Guerra dos Mundos.

No dia 30 de outubro de 1938, ás 20 horas, Orson Welles então locutor da Columbia Broadcasting System, de Nova York, narrou a adaptação para o rádio do romance A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells.

Na história, um meteoro atinge a terra e dele saem monstros gigantes comandados por marcianos. O objetivo da invasão alienígena é exterminar a raça humana. Essa transmissão durou uma hora mas foi o suficiente para causar pânico nos ouvintes.

Era um domingo, véspera do dia das bruxas e os Estados Unidos, com a Europa em guerra, temia uma invasão. A narração de Welles pegou os ouvintes fragilizados ante a ameaça de um ataque em massa. Enquanto muitos permaneciam em suas casas rezando, chorando, outros ligavam para hospitais, delegacias e até para parentes se despedindo. Outros ainda chegaram a fugir desesperados pelas ruas.
Quando tudo acabou, centenas de pessoas foram ouvidas e foi aberto um inquérito policial.

Acredita-se que seis milhões de pessoas ouviram a transmissão. Dessas, 28% teriam acreditado tratar-se de uma reportagem autêntica. Dessa percentagem que acreditou, 70% dela ficou assustada ou perturbada. A estimativa é que um milhão de pessoas tenham sido tomadas pelo pânico.


Um comentário:

  1. Do site: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,956037,00.html

    Depois das previsões meteorológicas, a rádio começou a tocar música. Houve uma interrupção brusca e o locutor disse: "A C.B.S. interrompe seu programa para anunciar aos ouvintes que um meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York". A música voltou e novamente foi interrompida para a entrevista com um professor de meteorologia sobre a origem dos meteoros. Em seguida entrou no ar um repórter falando sobre o meteoro e os muitos curiosos ao redor. Então, o enviado especial começou a descrever o meteoro se abrindo e dele saindo seres gigantescos com tentáculos. De repente, ele foi morto por raio disparado pelos seres extraterrestres.

    Ruídos na rádio foram seguidos de uma locução sobre os invasores do planeta Marte em batalha com a polícia e que o conflito estava atingindo outras áreas além de Grovers Hill. O locutor anunciou a morte de pessoas.

    Enquanto isso, em Nova York e em outras regiões próximas, quartéis dos bombeiros, postos policiais, hospitais, redações de jornais foram invadidos por multidões. (...)

    Na cidade mais próxima ao local da batalha, Newmark, 50 mil pessoas fugiram de suas casas em busca de abrigos naturais. Em várias outras cidades, pessoas se jogaram de janelas, se suicidaram, saíram histéricas nas ruas. A população estava verdadeiramente apavorada com os visitantes hostis.

    Ainda parte da simulação, foi ao ar uma declaração do secretario de Estado do Interior dizendo que as pessoas deveriam sacrificar a própria vida para que fizessem prevalecer a vida humana na Terra. E o locutor anunciou que os monstros estavam próximos a Nova York.

    Logo chegaram à CBS as primeiras notícias de que a população estava histérica. No entanto, o diretor da estação resolveu não anunciar que tudo não passa de um transmissão fictícia e decidiu continuar. Foi narrado, então, o início da invasão a Nova York. Um gás mortífero estava no ar e atingiu até mesmo os prédios mais altos. O locutor foi vítima da arma assassina e caiu morto. Logo a transmissão chegou ao fim. Depois de poucos segundos, o locutor disse: "Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma irradiação de Orson Welles, que radiofonizou A guerra de dois mundos, do famoso escritor inglês H. G. Wells".

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana