segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pandrosós e Atenas.

Hoje é dia de Pandrosós, deusa grega da agricultura. Ela era uma das deusas Augrálides, filhas de Kekrops, um rei da terra, nascido no início da Ática e fundador da cidade de Atenas.

Kekrops, que em uma de suas representações, é descrito como um homem com rabo de serpente no lugar das pernas, era casado com Agraulos. Eles tiveram um filho chamado Erysichthon, e três filhas, Agraulos, deusa da Terra; Herse, deusa do Orvalho e Pandrósos, deusa da Agricultura. A tríade das deusas pré-helênicas ficou conhecida como Augrálides.

Posteriormente, foi criado um mito com outra história que ligava as antigas deusas à deusa Athena. Nesse novo mito, Conta a mitologia que Atena teria dado uma caixa para as Augrálides com a incumbência de jamais a abrirem. Por um determinado tempo, elas cumpriram o prometido mas a curiosidade levou Agraulos e Herse a quebrarem o trato. Elas abriram a caixa e encontraram Erysichthon, que seria o “nascido da terra”, o terrível filho serpente de Atena. Em uma das versões, as duas deusas que ao abrirem a caixa se transformaram em pedra e a obediente Pandrósos foi nomeada sacerdotisa de Atena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana