terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hipnose e Fisioterapia.


A hipnose tem sido usada cada vez mais no Brasil em tratamentos de distúrbios psicológicos e doenças compulsivas.  
 
O termo tem origem grega onde hipnos significa sono e osis, ação ou processo. De acordo com algumas fontes, foi o médico e pesquisador britânico James Braid, quem introduziu o nome hipnose a esta prática por acreditar se tratar de um sono induzido.  Quando descobriu que Hipnos era o nome de um deus grego, que regia o sono, já era tarde. O termo hipnose estava sedimentado. 

E apesar de não deixar de ser uma espécie de sono, já se comprovou cientificamente que sono e hipnose são dois estados de consciência distintos. Testes eletroencefalogramas mostraram ondas cerebrais de formas, frequências e padrões distintos para cada caso.
Pode–se dizer que hipnose é um conjunto de técnicas psicológicas e fisiológicas que modificam gradualmente a atenção. E durante esse processo é possível tratar pessoas com quadros de depressão, traumas, fobias, ansiedade, dependência química, desequilíbrio emocional, falta de atenção, insônia entre outros. 

Mas uma outra aplicação da hipnose está sendo muito utilizada. É a hipnose na fisioterapia. A prática pode auxiliar na aceleração do processo de recuperação de lesões físicas dentre outros benefícios. O médico Nelson Granado, com especialização em fisioterapia, é um dos pioneiros no Brasil que faz essa combinação de hipnose com fisioterapia. Tanto que costuma ministrar palestras pelo país passando seu conhecimento  a outros profissionais dessa área. No próximo sábado, dia 26 de novembro, Granado estará no Rio de Janeiro fazendo uma palestra intitulada: Aplicação da Hipnose na Fisioterapia. 

O evento contará com breves demonstrações dessa aplicação da hipnose, direcionadas aos profissionais e estudantes da Fisioterapia e de outras áreas da saúde, como também para o público em geral interessado no tema. Para maiores detalhes acesse o link do Instituto Phisiom de Reprogramação Neurodimensional, onde Granado trabalha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana