sábado, 17 de dezembro de 2011

O Torá do Tanakh.

O Torá, do hebraico instrução, apontamento, é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh, o Pentateuco. Eles constituem o texto central do judaísmo.

É o estudo das escrituras sagradas mais importantes da fé judaica.

O Torá é mais do que um repositório de leis e de histórias. Ele possui uma dimensão íntima ou espiritual do próprio mundo. São eles:

Bereshit – No Princípio. Conhecido pela maioria como Gênesis. É o livro que narra a criação do mundo. Nele são apresentados os motivos dos sofrimentos do mundo, a corrupção do ser humano e a aliança que Deus faz com Abraão e seus filhos.

Shemot – Os Nomes. Na Bíblia chama-se Êxodo. Esse livro mostra os fatos ocorridos no exílio, quando os israelitas se tornam escravos na terra do Egito. Narra também a fuga para o deserto e o recebimento da Torá dada por Deus. Mostra também as primeiras revoltas do povo israelita contra Moisés e as condições da peregrinação.

Vayikirã – E Chamou. Levítico, é o nome bíblico. Nesse livro encontram-se os aspectos mais básicos da Korbanot, que são sacrifícios e oferendas dentro do judaísmo, do Cashrut, que são as leis alimentares do judaísmo, e a sistematização do ministério sacerdotal.

Bamidbar – No Deserto. Chamado de Números na Bíblia. A narração da saga dos israelitas continua no deserto nesse livro. Mostra as revoltas do povo e a condenação de Deus à peregrinação de quarenta anos no deserto.

Devarim – Palavras. Na Bíblia chama-se Deuteronômio. É o livro onde estão compilados os últimos discursos de Moisés antes de sua morte e da entrada na Terra de Israel.

O Torá também é chamado de A Lei de Moisés. E toda sinagoga possui um conjunto de pergaminhos escritos à mão em hebraico por um escriba especializado. Pode-se levar um ano para completar o conjunto.

Cada pergaminho possui uma tira que o mantém enrolado, um apoio para leitura e uma coroa.

Esses pergaminhos ficam guardados num armário especial ou numa recâmara, conhecida como Arca Sagrada depois da Arca da Aliança.

2 comentários:

  1. Olá!
    ...Maneiras diferentes para nomear os livros, as leis de Deus...No fundo somos todos credores de um SER supremo que a nomenclatura, as palavras O fazem diferente, mas na essência é UNICO...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vera... você disse TUDO!
    Um bom domingo pra ti, bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana