domingo, 22 de abril de 2012

O Portão Tori.

O Portão Tori, é o maior de Shinto, no Japão, simboliza a transição do mundano para o divino. Ou seja, é onde o visitante passa do mundo cotidiano para o mundo sagrado.

Isso, porque no Japão, as arcadas abertas, que são conhecidas como tori, marcam a entrada para os santuários de Shinto. 

Para os chineses, as portas abertas ou fechadas têm um significado importante. A porta aberta é considerada yang, ativa. Enquanto que uma porta fechada é vista como yin, passiva. O abrir e o fechar das portas representam a dança cósmica entre essas duas energias.

E no Taoísmo, esses dois movimentos representam o abrir e o fechar dos Portões do Céu, que representariam a respiração humana: prender a respiração seria fechar os portões e respirar, abri-los.


2 comentários:

  1. Olá!
    Os japoneses sempre nos ensinam com seus lindos e sábios símbolos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ... De diversas formas os místicos antigos representavam os "PORTAIS". Sempre alusões a passagens interdimensionais (sejam dimensões espaciais ou mesmo - e talvez principalmente - de estados mentais). Mas não passaríamos de Portais, nós próprios - de "portas" a portais, de "passagem para o mundano" a "Passagem da Luz". Nunca esqueço de "Nós somos a porta por onde passa a vida" (por um budista cujo nome não recordo agora).

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana