quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Medalha de São Bento.

Hoje é dia de São Bento, santo Católico.

A Medalha de São Bento é considerada um objeto sacramental. Um sinal visível da fé do Cristão. E embora seja para proteção, não é considerada como um amuleto. Mas diz-se que a medalha não age sozinha contra as adversidades. É preciso que o Cristão carregue a sua cruz, tomando como exemplo Jesus.

Veja alguns detalhes da Medalha de São Bento:

Na frente da medalha estão gravadas as letras C S P B. Em latim quer dizer "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz, C S S M L. Quer dizer "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal, N D S M D. "Não seja o dragão meu guia".

No alto da cruz, a palavra PAX, que significa "Paz". É o lema da Ordem de São Bento.

À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V. Significa: "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Um comentário:

  1. Olá!
    São Bento fundou a ordem dos Beneditinos e era irmão de Santa Escolástica.É patrono da Alemanha. Sacerdotes invejosos tentaram duas vezes contra a vida dele...
    Interessante a sua história. Bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana