sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Dia de Santo Ambrósio.

Ambrósio de Milão nasceu em Trier, no sul de Gaul, hoje Alemanha, no ano 340. Estudou os clássicos gregos e filosofia em Roma. Era um poeta e notável orador. Chegou a ser governador de Milão. Se converteu ao cristianismo quando o bispo de Milão faleceu. 

Conta a história, que Ambrósio fora apartar a briga sucessória do bispado e sua intercessão impressionou a todos os envolvidos. Estes acabaram o escolhendo para ser Bispo de Milão. Santo Ambrósio resistiu dizendo que nem batizado ainda era. Mas para prevenir mais violência acabou aceitando e em 7 de dezembro de 374, foi batizado, ordenado padre e consagrado bispo. 

Como sinal de sua devoção, doou todos os seus bens para os pobres. Escreveu vários hinos litúrgicos. Lutou firme contra os pagãos e os arianos. As suas pregações converteram Santo Agostinho de Hippona e também convenceram o Imperador Teodósius a fazer uma penitência pública de seus pecados.

Também era conhecido como doutor “Língua de Mel” pois tinha grande habilidade como pregador e orador. Isso acabou levando com que se usasse na sua iconografia abelhas. Seu nome ficou associado a elas, ceras, fabricantes de candelabros, refinarias de cera e apiários. 

Sua famosa frase é: ninguém cura a si próprio ferindo outro. 

Faleceu em 4 de abril de 397, em Milão. É padroeiro daqueles que trabalham com abelhas, dos fabricantes de cera e candelabros e da cidade de Milão.

Um comentário:

  1. Olá!
    Conheci mais um santo! Toda vez que eu enxergar uma vela vou lembrar de santo Ambrósio...
    bjs

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana