quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dia de São Sabas.

--> Hoje é dia de São Sabas. Nascido em 439, na Capadócia, teve uma infância difícil pois seus pais morreram quando ele ainda era muito pequeno. Eles lhe deixaram uma herança que foi muito disputada entre seus parentes. Sabas foi então criado por um tio autoritário. Mesmo não tendo muita instrução, se tornou um sábio na doutrina cristã. E mais tarde, dividiu tudo que herdou entre cristãos pobres e doentes. Quando jovem, entrou para o mosteiro e acabou se tornando um exemplo de monge. 

Sabas nasceu numa época em que os bárbaros e godos perseguiam os cristãos e procuravam fazer de tudo para impedir que as famílias se convertessem. Fizeram um decreto dizendo que os cristãos deveriam comer a carne dos animais mortos que tinham sido usados em sacrifício aos deuses pagãos. Muitos enganavam os guardas dando carne comum. Mas Sabas se recusava a mentir e protestava em público contra esta prática. Sua recusa acabou lhe dando prestígio contra as autoridades pois fundou uma comunidade de monges anacoretas no vale do Cedron, na Palestina. Também chamada de “Grande Laura”. 

Conta a história que ele começou ocupando com os eremitas as cavernas ao redor daquela em que ele vivia. Construíram juntos um oratório que mais tarde se tornaria o Mosteiro de São Sabas. A eloquência de sua pregação atraiu muitos jovens. Por ter adquirido influência social, interferiu junto ao imperador, a favor dos mais pobres contra os impostos, entre outras conquistas. 

Era um homem que praticava muito a oração. Morreu aos 93 anos de idade como defensor da fé pura e verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana