sábado, 15 de dezembro de 2012

Dia do Esperanto.


O Esperanto é uma das primeiras línguas planejadas e construídas com a intenção de servir como língua franca internacional, para toda a população mundial. O dia 15 de dezembro foi escolhido como o Dia do Esperanto, em homenagem à data de nascimento de seu criador, o médico polaco Ludwik Lejzer Zamenhof.

Zamenhof viva em Białystok, que na época pertencia ao Império Russo, atualmente Polônia. Nessa cidade, moravam muitos povos que falavam línguas diferentes, e isso dificultava a compreensão. Era um sonho desde criança criar uma língua neutra comum a todos. Quando adolescente fez a primeira versão do Esperanto. Mas seu pai queria que ele primeiro se tornasse médico.  Zamenhof foi estudar medicina em Moscovo e quanto retornou à terra natal descobriu que seu pai havia queimado seus manuscritos. Reescreveu tudo, fazendo novas alterações e a 16 de julho publicou o primeiro livro. Escrito em russo, continha 16 regras gramaticais, pronúncia, alguns exercícios e um pequeno vocabulário. Logo depois, foi lançado em alemão, polonês e francês. 

O número de falantes foi crescendo e em 1905 aconteceu o primeiro Congresso Universal de Esperanto, na França, com quase mil pessoas.  Em 1906, foi fundo no Brasil o primeiro grupo esperantista, o Suda Stelaro, em Campinas.

As duas Grandes Guerras fez o movimento do Esperanto recuar pois os esperantistas eram perseguidos por Hitler e Stalin.  Mas findada a segunda guerra, o Esperanto reergue-se e em 1954, a UNESCO reconheceu o seu valor para a educação, ciência e cultura. Em 1985, a UNESCO recomendou novamente a difusão do Esperanto. Com o advento da internet, a língua se popularizou ganhando uma nova força.

O Esperanto é uma língua construída, que não está relacionada genealogicamente a nenhuma língua étnica. A fonologia, gramática, vocabulário e semântica se baseiam nas línguas indo-europeias ocidentais. Os fonemas são eslavos, assim como muito da semântica, enquanto o vocabulário deriva de línguas românicas, mas com uma pequena contribuição de línguas germânicas e de  palavras de várias outras línguas. 

O Esperanto parece ter sido uma das primeiras tentativas de se globalizar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana