terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal, Jesus!

Hoje se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Essa data foi instituída pela Igreja Católica no ano 320 de nossa Era. Também chamado de Jesus de Nazaré é a figura central do Cristianismo. 

O nome Jesus vem do hebraico Yeshua e significa “Javé/Jeová salva”.  Também foi descrito como Messias, o ungido, o escolhido. E a tradução em grego para o termo é Cristo.

Filho do Homem, Filho de Deus, Rei, Senhor, Rabi, Profeta, Nazareno, Verbo e até animador de seita, entre outros são alguns dos títulos e epítetos que se atribuem a Ele. 

Animador de seita! Possivelmente, naquela época, quando não se podia dimensionar os efeitos que suas palavras trariam ao mundo, como elas se propagariam e que consequências teriam, Jesus pode sim ter sido visto como um animador de seita. Só a distância do tempo e do espaço é que poderiam dar a medida de sua “animação”, e que nesse caso, diante da história, faltam-me palavras para defini-la. 

Mas sem levar em conta o caráter religioso, Jesus deixou um legado sem fronteiras. A cada ano, década ou século, Ele continua no meio de nós. Pois suas sábias palavras, grandes ensinamentos, continuam a valer para os dias de hoje. 

Deixo abaixo algumas frases bíblicas atribuídas a Ele:

“Ame o próximo como  a ti mesmo”.
"Com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também."
"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."
"Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos."
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana