segunda-feira, 30 de abril de 2012

Akurime, Deusa Celta.

Na antiga tribo dos Averni, povo celta, hoje se homenageava Akurime, deusa da vida, da beleza e do amor.

Costumava-se ofertar à Deusa objetos que invocassem o belo, atos de amor ou deixar cair algumas gotas do seu próprio sangue.

De acordo com o mito, Akurime era uma deusa tão amorosa e bela que as estrelas por ela choravam. A ela é creditada a formação da vida e de todas as coisas viventes.

Invoca-se Akurime seja quando o amor está ameaçado ou se faz celebrar e também quando a beleza se perde ou ganha, a vida se renova ou se perde.

Hoje também se realiza o Beltame, festival celta. Confira aqui

domingo, 29 de abril de 2012

Oração do Amor Divino.

Neste momento, eu estou envolvida completamente pela Luz do Amor Incondicional de Deus e pela presença radiante do meu Anjo Guardião.

Dentro desta esfera de Luz, Energia e Amor, eu estou absolutamente protegida.

Nada, nem ninguém pode me ferir ou prejudicar no dia de hoje.

A Luz do Amor Divino abre os meus caminhos no dia de hoje, atraindo para mim os meus melhores aliados e repelindo e tornando impotentes os meus inimigos.

A Luz do Amor Divino faz do meu dia, hoje, um dia de Harmonia, com as pessoas de bem a minha volta. Um dia de paz interior. Um dia de amor. Um dia de Sucesso e realização pessoal.

Mas principalmente um dia de Saúde e de Proteção para mim. ( e para ...)

Enviada por Regina Lúcia Araruna

sábado, 28 de abril de 2012

Sábado e o Anjo Cassiel.

Sábado é regido por Saturno e pelo Anjo Cassiel. Esse Anjo promove o desenvolvimento da espiritualidade e recupera as forças dos que se dedicam às práticas oraculares.

Também se recorre a ele para uma velhice feliz e tranquila pois esta é uma das qualidade que a energia do Planeta Saturno irradia.

A vela que aproxima esse anjo e a energia desse dia da semana é a de cor lilás.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Santa Zita de Lucca.


Santa Zita de Lucca nasceu no ano 1212. foi uma santa italiana, considerada padroeira das empregadas e empregados domésticos. A ela também se recorre para ajudar a encontrar chaves perdidas.

Nasceu em Toscana, próximo à Lucca, na Itália. Aos 12 anos de idade foi trabalhar como serva na casa dos Faintinelli. Foi durante muito tempo maltratada e humilhada pelos seus patrões. Mas nem por isso se voltou contra eles ou perdeu o respeito por eles. Sua fé, lhe mostrou o caminho da perseverança e foi, com ela, que conseguiu fazer com que seus maltratores tivessem um despertar religioso.

Santa Zita morreu dormindo aos 60 anos no dia 27 de abril. Conta-se que na hora de sua morte, uma estrela apareceu acima do sótão onde ela estava.

Até 1696, já haviam sido registrados 150 milagres em seu nome, o que fez com que a canonizassem nesse mesmo ano.

No dia do aniversário de morte, as famílias italianas, devotas da Santa, costumam assar um pão em sua homenagem.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Agradecimentos pelos Benefícios dados ao Rei.

Salmo 21

1 Ao regente do coro. Salmo de Davi.

2 O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.


3 Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)

4 Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.

5 Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente.

6 Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.

7 Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face.

8 Porque o rei confia no SENHOR, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.

9 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.

10 Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.

11 Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.

12 Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

13 Assim que tu lhes farás voltar as costas; e com tuas flechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto.

14 Exalta-te, SENHOR, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ma-Emma, a Mãe Terra


Na Estônia, hoje era um dia dedicado à Ma-Emma, a Mãe Terra. Comemorava-se fazendo oferendas à Deusa com leite, manteiga e lã. 

As oferendas eram colocadas ao pé de árvores velhas ou sobre lajes de pedra.

Durante o momento das oferendas, as mulheres em procissão recitavam a esta oração:

“Mãe, você me deu, agora eu lhe dou. Aceite de mim o que eu recebi de você.”

Hoje é um bom dia para você se concectar com essa energia da Mãe Terra. Repita a frase acima e mentalmente emane energias positivas de amor à natureza.


terça-feira, 24 de abril de 2012

O Yurt Mongol.

O Yurt Mongol é uma espécie de moradia circular feita de madeira e coberta de feltro ou lã, usada pelos pastores mongóis. Elas servem tanto como casas nômades quanto como símbolo do cosmos.

Essa representação do macrocosmo, possui piso da lareira na terra nivelada, o teto circular como sendo o céu e a chaminé no teto como sendo o olho do Céu através do qual passa a luz do sol.

Os Yurts são divididos em quadrantes onde cada um deles está relacionado com as funções da família e da comunidade.

Os pastores nômades costumam carregá-las em pequenas carruagens nas migrações, quando saem em busca de pastagens melhores para seus rebanhos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Oração de São Jorge, o Santo Guerreiro.

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos: superiores, colegas e subordinados. que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração , no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus , protegendo-nos sempre , abrindo e iluminando os nossos caminhos , ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. amém.

( rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.)

domingo, 22 de abril de 2012

O Portão Tori.

O Portão Tori, é o maior de Shinto, no Japão, simboliza a transição do mundano para o divino. Ou seja, é onde o visitante passa do mundo cotidiano para o mundo sagrado.

Isso, porque no Japão, as arcadas abertas, que são conhecidas como tori, marcam a entrada para os santuários de Shinto. 

Para os chineses, as portas abertas ou fechadas têm um significado importante. A porta aberta é considerada yang, ativa. Enquanto que uma porta fechada é vista como yin, passiva. O abrir e o fechar das portas representam a dança cósmica entre essas duas energias.

E no Taoísmo, esses dois movimentos representam o abrir e o fechar dos Portões do Céu, que representariam a respiração humana: prender a respiração seria fechar os portões e respirar, abri-los.


sábado, 21 de abril de 2012

Oração do Signo de Touro.

O signo de Touro tem início hoje no zodíaco, com Lua em sua fase Nova.

A cor sugerida pelo Almanaque Abril é o âmbar e o incenso recomendado é de Cedro.

A oração do signo de Touro, tem como Anjo protetor Anael:

Poderoso Anjo Anael, ilumine minha mente e faça com que eu seja a cada dia melhor. Dê-me inteligência, determinação e criatividade para realizar minhas tarefas. Diminua meu fascínio pelas coisas materiais e me ensine a valorizar e admirar as pessoas de minha convivência. Que eu não julgue meus irmãos apenas pelo que eles possuem. Me dê sempre forças para que eu conquiste a vitória em minha vida. Arcanjo Anael, rogo-lhe que me ampare sempre. Que assim seja ". Amém. (Site Angeosofia)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pense e reflita !

"A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.

Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e

poucos são os que tem consciência delas.

Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.

Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os

recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor."


C. Torres Pastorino.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Curiosidades da Bíblia Sagrada.

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

Foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;

A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;

Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Mistério das Mãos.

Já meditou, alguma vez, o mistério das mãos?

Prestam-se para gestos altamente construtivos.

Mãos juntas, acompanhando a oração: penso de modo especial, em mãozinhas de crianças que a jovem mãe junta quando ensina a rezar, e as mãos trêmulas dos velhinhos, que pedem para seus filhos e netos ausentes...

Mãos do cirurgião, que salvam vidas... basta recordar a perícia com que manejam cérebros e corações...

Mãos calejosas de trabalhadores, quase sempre mal remuneradas.

Mãos ágeis dos datilógrafos que batem um número incrível de batidas por minuto.

Mãos de músicos, que nos deleitam, nos transportam bem além do tempo e do espaço.

Mãos que espalham sementes que se tornam alimento, e sementes de amor, de esperança e de paz.

Mãos de pintores e escritores, que se esforçam para não trair os sonhos de beleza que se aninham no pensamento e no coração de artistas.

Mãos dos linotipistas que compõem os jornais com a síntese do dia em que estamos vivendo.

Mãos de técnicos de rádio, TV, cinema, que nos permitem viver, de hora em hora os grandes acontecimentos de qualquer parte do mundo.

Mãos que acariciam: mãos de mães, mãos de namorados, mãos de esposos...

Seria fácil continuar a enumeração.

Mas é importante recordar também que as mãos humanas, capazes de tanta grandeza e de tanta beleza, espalham igualmente a desolação e a morte.

Há mãos que se fecham, egoístas e avaras.

Há mãos que se encrespam, cheias de ódio, chegando, às vezes, ao extremo de ferir e matar.

Há mãos que fecham a porta a quem necessita entrar, merece entrar.

Há mãos preguiçosas, e que transferem para outros o trabalho que lhes compete fazer.

Há mãos que roubam dos ricos e dos pobres também.

Há mãos que seqüestram pessoas.

Há mãos que trabalham, jogam bombas arrasadoras, inclusive bombas que queimam as crianças vivas...

que são uma ameaça permanente de extermínio da vida sobre a Terra.

Cristo, na tua Encarnação, na tua vida mortal, usaste tuas mãos admiráveis...

Elas passaram fazendo o bem.

Que nossas mãos estejam sempre a serviço do Bem e da Beleza.

Que nossas mãos, à imitação das Tuas, sejam semeadoras de tranqüilidade, de esperança, de amor e de paz.

D. Hélder Câmara


terça-feira, 17 de abril de 2012

Hoje.

Não temas as provas de hoje.
Supera o mal com o bem.
Todos temos um amanhã.
No entando, porque o futuro nos pertença não menosprezes o momento de agora.
Se sofrestes desgostos não lhes conserves os remanescentes no coração.
Esquece afrontas e ofensas.
O perdão desata quaisquer algemas entre vítima e agressor.
O trabalho dissipa as sombras do espaço da alma.
Serve sempre.
Não cultives enfermidades imaginárias, nem te amofines por aflições que talvez não chegues a conhecer.


Emmanuel.

A imagem veio daqui.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

São Frutuoso de Braga.

Hoje é dia de São Frutuoso de Braga. Foi um monge e bispo godo venerado como santo no século VII.
 
Foi também um viajante infatigável e fundador de vários mosteiros que contribuíram para a formação de muitos jovens.

Morreu no dia 16 de abril e sua fama de santidade e sabedoria estendeu-se por toda a Península Hispânica. A ele recorrem os que sofrem fraturas ou luxações.
   
Há uma pequena oração endereçada a ele:

Carne trilhada
Nervo torcido
Ossos e veias
E cordoveias
Tudo isso eu coso
Com o louvor
De São Frutuoso

domingo, 15 de abril de 2012

Os Manuscritos do Mar Morto.

Foram encontrados casualmente em uma gruta, nas encostas rochosas da região do Mar Morto, na região de Jericó, em março de 1947, por um pastor beduíno que buscava uma cabra perdida de seu rebanho.

São jarros contendo manuscritos de inúmeros documentos dos Escritos Sagrados de uma seita judaica que existiu na época de Jesus, os Essênios.

Várias outras grutas foram encontradas após este achado, com muitos outros documentos..

Os Manuscritos ou Documentos do Mar Morto tiveram grande impacto na visão da Bíblia, pois fornecem espantosa confirmação da fidelidade dos textos massoréticos aos originais.

O estudo da cerâmica dos jarros e a datação por carbono 14 estabelece que os documentos foram produzidos entre 168 a.C. e 233 d.C.

Destacam-se, nestes documentos, textos do profeta Isaías, fragmentos de um texto do profeta Samuel, textos de profetas menores, parte do livro de Levítico e um targum (paráfrase) de Jó.

sábado, 14 de abril de 2012

O Titanic e as Deusas do Mar.

Esse dia ficou marcado na história da marinha. É o dia em que o famoso transatlântico chamado Titanic afundou ao chocar-se com um iceberg. Milhares de pessoas morreram.

Por isso é um dia considerado desfavorável para a navegação. É um dia que necessita de muita oração e proteção espiritual das divindades marinhas.

Na Índia a deusa do Mar chama-se Mariamma. Em outras culturas é conhecida como Stella Maris, Mari Ana, Marah, Yemanjá ou Afrodite.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Festival da Água.

Hoje comemora-se o Festival Budista da Água, na Tailândia onde estátuas, altares e até as pessoas são lavadas e purificadas.

A intenção é afastar os espíritos maléficos que possam estar próximos e acabar com os qualquer resíduo negativo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Oração de Proteção à Família.

Padre Marcelo Rossi

Senhor Jesus Cristo, eu (nome completo) coloco a minha casa, a minha família (coloque o primeiro nome de cada familiar), todos os que moram comigo, sob a proteção do vosso sangue precioso.

Protegei esta casa de assaltos, incêndio, violência, calúnia, difamação, maldição, pragas, mau olhado e de todo mal.

Qualquer pessoa que tenha má intenção, maldade não consiga permanecer nesta casa nem passe por esta porta, em que entronizo esta oração.

E assim como lemos no livro do Êxodo capítulo 12 (quando o Senhor protegeu as casas dos israelitas), que minha casa, por meio desta oração de proteção, seja marcada com o sangue do Senhor Jesus Cristo, sinal de proteção contra todo e qualquer tipo de flagelo.

Invoco a intercessão especial da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo confirmando esta oração.

Enfim, esta porta e toda a minha casa sejam seladas, marcadas e protegidas no sangue libertador de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Obs: Colocar esta oração atrás da porta de entrada da casa e rezar uma vez por dia.

Enviada por Wilma Gondim.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Kista, Deusa Persa da Sabedoria.

Na Pérsia, hoje, era dia de Kista, deusa do conhecimento e da sabedoria.

De acordo com o mito, Kista era protetora dos seres humanos e a provedora dos alimentos.

Sua invocação era feita também com a Deusa Daena, protetora das mulheres, guardiã da justiça e condutora das almas.

terça-feira, 10 de abril de 2012

A Dança do Sol.

O povo celta acreditava que no dia de hoje, o Sol dançava nos primeiros momentos da alvorada.

Tanto que na Irlanda, os celtas costumavam acordar bem cedo para ver os primeiros raios de sol dançarem sobre a superfície da água. Podia ser sobre a água dos rios, lagos, ou até mesmo sobre uma vasilha com água colocada para essa finalidade.

Ao olhar para o reflexo dos raios do sol, os celtas também esperavam encontrar algum presságio para suas vidas. Hoje é um bom dia para buscar nos raios do sol, refletidos numa superfície aquosa, algum recado da natureza. 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Espaço Universal.

Do Livro dos Espíritos: Livro I : As Causas Primárias - Capítulo 2 – Elementos Gerais do Universo.


IV – Espaço Universal.

35. O espaço universal é infinito ou limitado?

— Infinito. Supõe limites para ele: o que haveria além ? Isto confunde a tua razão, bem o sei, e, no entanto, a razão te diz que não pode ser de outra maneira. O mesmo se dá com o infinito em todas as coisas; não é na vossa pequena esfera que o podeis compreender(1).

Comentário de Kardec: Supondo-se um limite para o espaço, qualquer que seja a distância a que o pensamento possa concebê-lo, a razão diz que, além desse limite, há alguma coisa. E assim, pouco a pouco, até o infinito, porque essa alguma coisa, mesmo que fosse o vazio absoluto, ainda seria espaço.

36. O vazio absoluto existe em alguma parte do espaço universal?

— Não, nada é vazio. O que é vazio para ti, está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos teus instrumentos(2).

(1) As variações de tratamento, ora na segunda pessoa do singular, ora na segunda pessoa do plural, correspondem aos momentos em que o Espírito se referia ao interlocutor, pessoalmente, a todos os presentes, ou ainda a toda a Humanidade. (N. do T.)

(2) Todos estes princípios estão hoje comprovados pela investigação científica, mesmo no campo do mais ortodoxo materialismo. Veja-se o livro El Cosmos y sus siete cstudus, de Vasiliev c Staniukovich, Editorial Paz, Moscou, tradução castelhana. (N. do T.)

Esse é um trecho do Livro dos Espíritos, primeiro Livro da Codificação Espírita feita por Allan Kardec, que estará sendo postado aos poucos no Blog Agenda Esotérica.

domingo, 8 de abril de 2012

Oração de Páscoa.

Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, mostraste a nós a face do Senhor.

Por tua Páscoa o céu à terra uniste e o encontro com DEUS a todos nós permitiste.

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz nascem para a vida eterna e abrem-se para os que crêem as portas do reino dos céus.

De ti recebemos a vida que possuis em plenitude pois nossa morte foi redimida pela tua e em tua ressurreição nossa vida ressurge e se ilumina. 


Volta a nós, ó nossa Páscoa, teu semblante redivivo e permita que, sob teu constante olhar, sejamos renovados por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir de amor e imortalidade. 


A ti, inefável doçura e nossa eterna vida, o poder e a glória por todos os séculos.

Amém! 



FELIZ PÁSCOA para todos!!

sábado, 7 de abril de 2012

Divja Davojke, Espíritos Bons.

Hoje, nos países eslavos, reverenciavam-se os Divja Davojke. Eram os espíritos benevolentes que moravam nas grutas, florestas, campos, jardins ou nas casas. 

Conta a lenda que eles ajudavam as mulheres nas tarefas caseiras. Eram ótimos na limpeza da casa, no preparo das refeições e também no moer dos grãos ou fiação da lã.

E como jamais se cansavam, eram vistos como espíritos protetores. Dessa forma, todos os anos eles eram reverenciados com pão, mel, queijo, bolo de fubá. Moedas e vinho também eram do agrado deles. 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta Feira e a Deusa Vênus.

A Sexta-feira é regida pela deusa Vênus, o planeta do amor, e o Arcanjo relacionado a esse dia da semana é o Anael, que promove a harmonia, a paz e também o amor.

Anael proporciona tranqüilidade na família, reconciliação de casais e equilíbrio interior.

Se o seu desejo é reconciliação entre casais, o Salmo indicado é o 97.

Para obter harmonia na família, o indicado é o 114.

E se o desejo é obter equilíbrio, utilize o Salmo 114 e 67.

A vela que aproxima esse anjo é a de cor rosa.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Deusa Kwannon.

Hoje no Japão se reverencia a deusa Kwannon. Ela é o equivalente a deusa chinesa Kwan Yin.

Nesse dia, costuma-se fazer uma homenagem aos ancestrais com oferendas de flores, velas de cor violeta e incenso de lótus.

Os devotos de Kwannon pedem bênçãos de proteção para o amor e para a saúde. Também pedem que lhe confiram sabedoria para seguir a vida.

Antigamente, era costume escrever os pedidos em rolos de papel de arroz para depois colocá-los nos altares de seus templos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Propriedade da Matéria.

Do Livro dos Espíritos: Livro I : As Causas Primárias - Capítulo 2 – Elementos Gerais do Universo.


III – Propriedade da Matéria.

29. A ponderabilidade é atributo essencial da matéria?

— Da matéria como entendeis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós, mas nem por isso deixa de ser o princípio da vossa matéria ponderável.

Comentário de Kardec: A ponderabilidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, da mesma maneira que não há alto nem baixo.

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?

— De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais como corpos simples não são verdadeiros elementos, mas transformação da matéria primitiva.

31. De onde provém as diferentes propriedades da matéria?

— Das modificações que as moléculas elementares sofrem, ao se unirem, e em determinadas circunstâncias.

32. De acordo com isso, o sabor, o odor, as cores, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos, não seriam mais do que modificações de uma única e mesma substância primitiva?

— Sim, sem dúvida, e só existem pela disposição dos órgãos destinados a percebê-las.

Comentário de Kardec: Esse princípio é demonstrado pelo fato de nem todos perceberem as qualidades dos corpos da mesma maneira: enquanto um acha uma coisa agradável ao gosto, o outro a acha má; uns vêem azul o que os outros vêem vermelho; o que para uns é veneno, para outros é inofensivo ou salutar.

33. A mesma matéria elementar é suscetível de passar por todas as modificações e adquirir todas as propriedades?

— Sim, e é isso que deveis entender, quando dizemos que tudo está em tudo(1).

Comentário de Kardec: O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples não são mais do que modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade, em que nos encontramos ainda, de remontar de outra maneira, que não pelo pensamento, a essa matéria, esses corpos são para nós verdadeiros elementos, e podemos, sem maiores conseqüências, considerá-los assim até nova ordem.

33 – a) Essa teoria não parece dar razão à opinião dos que não admitem, para a matéria, mais do que dois elementos essenciais: a força e o movimento, entendendo que todas as outras propriedades não são senão efeitos secundários, que variam segundo a intensidade da força e a direção do movimento?

— Essa opinião é exata. Falta acrescentar que, também, segundo a disposição das moléculas, como se vê, por exemplo, num corpo opaco que pode tornar-se transparente e vice-versa.

34. As moléculas têm uma forma determinada?

— Sem dúvida que as moléculas têm uma forma, mas não a podeis apreciar.

34 – a) Essa forma é constante ou variável?

Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variável para as moléculas secundárias, que são aglomerações das primeiras. Isso que chamais molécula está longe da molécula elementar.

(1) Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores, que consiste em se dar, pela vontade, a uma substancia qualquer, à água, por exemplo, as mais diversas propriedades: um gosto determinado, e mesmo as qualidades ativas de outras substâncias. Só havendo um elemento primitivo, e as modificações dos diferentes corpos sendo apenas modificações desse elemento, resulta que a mais inofensiva substância tem o mesmo princípio que a mais deletéria. Uma modificação análoga pode produzir-se pela ação magnética, dirigida pela vontade. Assim, a água, que é formada de uma parte de oxigênio e duas de hidrogênio, torna-se corrosiva, se duplicarmos a proporção do oxigênio.



Esse é um trecho do Livro dos Espíritos, primeiro Livro da Codificação Espírita feita por Allan Kardec, que estará sendo postado aos poucos no Blog Agenda Esotérica.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Abril Wicca.

O nome do mês de Abril deriva da deusa grega Afrodite, a Vênus romana.

O nome anglo-saxão deste mês era Easter Monath, que até hoje é mantido na palavra “Easter” (páscoa). Reverenciava-se a deusa da primavera e da fertilidade, Eostre.

A última noite deste mês é uma data muito importante na tradição Wicca: celebra-se o sabá Beltane, reencenando o casamento sagrado da deusa da terra com o deus da vegetação.

A pedra natal de abril é o diamante.

Fonte: Almanaque Wicca – 2012.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Deuses Solares Celtas.

As antigas celebrações celtas para os deuses solares eram realizadas no dia de hoje. Eram eles as deusas Aine e Brighid e os deuses Bel e Lleu.

Os símbolos que esses deuses traziam eram a suástica ou a cruz solar, o Triskelion, que é o símbolo da tríade, e os círculos que representavam o ciclo solar, a renovação da vida e o poder de transmutação.

Além de saudar os deuses, as pessoas também faziam uma espécie de descarrego das energias da última estação, já que é inverno no hemisfério norte. Solicitavam aos deuses que os resíduos do inverno fossem queimados nas fogueiras feitas com madeiras sagradas. Costumava-se confeccionar bonecos de palha, representando a estação, para jogá-los nos rios consagrados a estas divindades.

Hoje é um bom dia para pedir às energias solares que queimem resíduos de energias que não nos servem mais.

domingo, 1 de abril de 2012

Blathnat, a Pequena Flor.

Hoje, na Irlanda, celebrava-se a deusa da sexualidade e da morte, Blathnat. Também era conhecida como a “pequena flor”. Ela fora uma das nove flores criadas através de uma magia realizada com o caldeirão mágico.

Em uma das lendas, Blathnat era filha de Midir, o rei do Mundo Subterrâneo. E conta o mito, que o reino de seu pai fora invadido por guerreiros do Ramo Vermelho de Ulster, liderados por Cu roi e Chulainn Cu. No ataque, Blathnat, vários animais e o caldeirão mágico foram capturados.

Mas a Deusa se apaixona por Chulainn e o amor é recíproco. Numa disputa para ver quem casa com Blathnar, Roi é quem ganha. Inconformada, trai seu marido armando para que seus inimigos o matem. Ela joga leite no Rio Finglas como sinal de que Roi está em casa sozinho. Ele então é morto pelo próprio irmão Chulainn.

Um dos discípulos de Roi, resolve vingar seu mestre. Ele consegue levar Blathnat para o penhasco e se joga de lá com ela.

Blathnat é a versão da deusa galesa Blodeuwedd e também um padrão de tricot muito usado em meias.

As 3+ visitadas da última semana