terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia de Santa Bertila.


Santa Bertila nasceu no século VII, na França, em 630. Filha de pais nobres, não sentia satisfação com a vida abastada e de folguedos e festas. Com o passar dos anos, a certeza de que não encontraria a felicidade nos prazeres que o mundo oferecia aumentava cada vez mais. A jovem Bertila sentia que sua vida estava destinada à caridade e à humildade a serviço de Deus. E assim aconteceu, ingressando ainda na adolescência, no Mosteiro beneditino de Jouarre, próximo de Paris. 
Assumiu com dedicação vários cargos de responsabilidade e acabou sendo indicada, em 659, para dirigir o novo Mosteiro de Chelles, construído nos arredores de Paris e fundado pela rainha Batildes. Como abadessa, Bertila chegou ao novo Mosteiro e contagiou todas as religiosas. A caridade e a piedade de Bertila eram tão fortes que o mosteiro ganhou fama na corte europeia  de celeiro de santidades.  Os pedidos começaram a chegar de todos os lugares. Eram dezenas de mulheres, entre elas princesas e rainhas, que queriam seguir o exemplo da abadessa Bertila, que abandonou a nobreza para se dedicar a uma vida de penitência, caridade e oração. A própria rainha Batildes, acabou trocando a coroa pelo habito beneditino.
Santa Bertila faleceu a 5 de novembro de 705, sendo sepultada no cemitério do mosteiro. Logo este lugar se tornou rota de peregrinação dos fiéis, que vinham agradecer milagres recebidos pela intercessão da Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana